Perguntas Frequentes

     Por mais que os tutoriais da Caveira sejam os mais detalhados possíveis, nem sempre todas as dúvidas dos nossos leitores são esclarecidas. Nesse tempo que o site já está no ar, percebo que muitas dúvidas se repetem entre os leitores, tornando-se até frequentes. E foi por isso que criei esta seção Perguntas Frequentes, para deixar expostas aqui as dúvidas mais comuns do pessoal interessado em desbloquear PS3 e suas respectivas resoluções. Conforme mais dúvidas forem surgindo, irei atualizando a seção.

Quais modelos de PS3 podem ser desbloqueados?
     Não é a questão do modelo, é a questão da firmware (versão de sistema) que está nele. O desbloqueio do PS3 é feito a partir da firmware oficial 3.55, então, só é possível desbloquear um aparelho se ele estiver na firmware 3.55 ou numa inferior (nesse caso, colocando a 3.55 e realizando o desbloqueio em seguida). Videogame atualizado com uma firmware mais recente, independente do modelo, não pode ser desbloqueado.

Qual modelo de PS3 devo comprar para desbloquear?
     Se você ainda não tem um PS3 e quer comprar um para desbloquear, procure um FAT ou Slim novos (um pouco complicado de encontrar hoje em dia, já que não estão mais sendo fabricados) pois eles vem de fábrica com firmwares antigas, permitindo a instalação da 3.55 e do desbloqueio em seguida. Ou também, você pode tentar arranjar um desses modelos usados, mas confirme que o dono anterior não o atualizou, pois se ele jogava online ou afins, o aparelho foi atualizado e o desbloqueio já não pode mais ser feito. Caso queira desbloquear, não compre PlayStation 3 Super Slim, eles já vem de fábrica com uma firmware mais recente instalada, então nem comprando novo você pode desbloquear. Veja aqui as firmwares oficiais com as quais cada PlayStation 3 FAT e Slim saem de fábrica. Cuidado com os últimos modelos de Slim, que, tal qual os Super Slim, também já vem atualizados.

Posso desbloquear meu PS3 se ele está com firmware 3.56 ou maior?
     Não. Não por métodos seguros. Mas você pode levar a um técnico que entenda sobre o uso do E3 Flasher, que é um aparelinho capaz de regredir a firmware do PS3 para qualquer versão, porém, apresenta fortes chances de brickar o console, por isso seu uso não é ensinado aqui no site. Se seu aparelho já está atualizado, eu, particularmente, dando uma opinião de amigo ao meu leitor, recomendo deixar assim, pois o E3 Flasher pode estragar seu equipamento. Mas se você realmente deseja utilizar esse aparelho para fazer o downgrade do console, leve a um técnico que entenda do assunto e JAMAIS faça por conta própria.

Mesmo tendo firmware 3.55 ou menor, o desbloqueio não deu certo e o sistema deu o alerta de dados corrompidos. Como assim?
     Se você comprou um aparelho usado e deu esse erro, fique atento: o seu aparelho pode ter passado por um downgrade através de dispositivos de downgrade, como o E3 Flasher. Esses aparelhos que "dizem" ser funcionais de fato fazem o downgrade para o 3.55, só que depois, os desbloqueios quase sempre dão erro e o videogame não desbloqueia. Veja se o dono anterior não meteu isso no aparelho dele. Agora, se o seu PS3 é novo, com firmware de fábrica 3.55 ou inferior, e ainda sim deu o erro de dados corrompidos, é porque você desbloqueou errado. Siga o tutorial de desbloqueio atentamente passo por passo, não seja apressado para desbloquear, que pode terminar em caca. Fazendo tudo corretamente, certamente você conseguirá desbloquear sem erros.

É possível fazer downgrade do PS3 pelo Recovery Menu?
     Existe esse boato, mas infelizmente, não é possível. Muito me animei quando li sobre ele, pensei em trazer a notícia aqui para o site, porém depois descobri se tratar apenas de conversa fiada. As opções de restauração que o Recovery Menu do PS3 oferecem são relacionadas a HD, formatação, configurações de fábrica (tipo as coisas que você mexe e altera a seu gosto no menu de configurações do Play) esse tipo de coisa o Recovery Menu faz, voltar o videogame aos "Sim" e "Não" que as configurações tinham quando você o comprou, mas ele não regride para a firmware de fábrica, infelizmente.

Vi no YouTube fulano fazendo downgrade que não é por E3 Flasher, é seguro?
     Downgrade, seja no PS3, seja no PSP, seja até no iPhone ou Smartphone, seja no aparelho que for, nunca é seguro. É um processo que força o aparelho a regredir a atualização, e isso sempre termina em merda porque as atualizações dos aparelhos, à fim de corrigir bugs e melhorar o desempenho dos mesmos, trazem trilhões de microarquivos para prover as mudanças, e apagam outros trilhões que não são mais necessários. Depois que esses microarquivos foram apagados, um downgrade que força o aparelho a regredir àquela atualização antiga não tem as mínimas chances de dar certo, sempre vão faltar alguns bytes aqui e ali e isso é que arruína o equipamento, causando bugs, lentidão, e até brick. Portanto, seja o E3 Flasher, sejam aqueles trocentos tipos de Pen Drives piratas que dizem fazer downgrade seguro, seja o que for, downgrade jamais será seguro. Se seu PS3 não pode ser desbloqueado, o jeito é deixar ele assim e aguardar até que o pessoal da cena hacker se coce e faça um desbloqueio para as OFWs atuais, que não dependa mais da 3.55. Até lá, o desbloqueio é limitado aos PS3 que possuam esta firmware.

Posso jogar jogos originais no meu PS3 desbloqueado?
     Claro que pode, sem problema algum, desde que o firmware que o seu jogo original necessite para rodar seja inferior ao firmware do seu desbloqueio. Por exemplo: seu desbloqueio é 4.30, então só pode rodar jogos originais que precisem do 4.30 pra baixo, mas não pode rodar os que precisam do 4.40. Consulte essa página (salve-a anos favoritos) para verificar o firmware que cada jogo necessita, e veja se esse game é compatível com seu desbloqueio.

Botei um Blu-Ray de jogo original no meu PS3 e pediu para atualizar, posso fazer isso?
     Claro que não! Muito cuidado com isso! Esse "atualizar" que o jogo pede é instalar a firmware nova, que anula o desbloqueio ou as chances de desbloquear seu console. O PS3 só pode ser desbloqueado, ou seu desbloqueio só funciona, se estiver na firmware 3.55. Se atualizar, perderá seu desbloqueio pois colocará uma firmware oficial mais recente em seu console. E caso não tenha um console desbloqueado mas pretende desbloquear, também não atualize, porque depois você estará numa firmware recente e não poderá voltar para a 3.55 para realizar o desbloqueio.

Já tenho PS3 desbloqueado com uma CFW 3.55 [ou uma inferior]. Quais as vantagens de atualizar meu desbloqueio pra esse 4.50 do Rogero?
     Tendo o desbloqueio do Rogero, você não precisa mais ficar baixando fix para cada game que você baixa, basta fazer o download do game, mandar para o HD e jogar! Você também poderá rodar todos os títulos mais recentes que não funcionam no desbloqueio antigo, e obviamente, vai continuar rodando todos os games que já tem. Atualizar o desbloqueio não faz rodar só lançamentos, apenas engloba os lançamentos na lista de títulos que podemos jogar, mas os títulos antigos continuam funcionando normalmente. Além disso, games que dispõem do idioma Português do Brasil, no Rogero serão executados neste idioma, já no 3.55 ou em outros desbloqueios esses games ficarão em inglês ou português de portugal.

Com PS3 desbloqueado, é possível jogar online?
     Há quem consiga, mas são fortíssimas as chances de você ser banido da PSN, bem como ganhar uma atualização de gorjeta, que bloqueia seu console atualizando-o e elimina totalmente as chances de desbloqueá-lo de novo.

Atualizar o MultiMan permitirá que eu jogue os lançamentos?
     Não. Quem vai permitir que você rode os lançamentos vai ser a CFW que você tem. Quanto mais atualizada, melhor. As diversas versões e atualizações do MultiMan servem apenas para corrigir falhas e melhorar o programa (como carregamento mais rápido por exemplo, entre outras) ou então para corrigir pequenos bugs que o próprio MultiMan causa ao executar um jogo (por exemplo, nas versões antigas do MultiMan o God of War 3 tinha slowdowns se rodado pelo HD externo, hoje não tem mais). Mas vale lembrar que as CFWs do Rogero possuem restrições: nelas, apenas as versões mais recentes do MultiMan funcionam. Logo, é importante manter sempre ambos atualizados, CFW e MultiMan.

Sobre o jogo original que preciso ter rodando no drive do meu PS3 enquanto executo um game do HD externo. Esse jogo tem que ser algum título específico?
     Não, pode ser qualquer game original de PS3. 

Posso jogar jogos de PlayStation 2 em formato .ISO no meu PS3?
     Sobre o PlayStation 3 rodar jogos de PlayStation 2:
- Apenas os primeiros PS3, modelo FAT, o grandão, rodam jogos de PS2, e apenas jogos originais, mesmo os videogames desbloqueados, jogos de PS2 apenas originais.
- A partir do PS3 Slim e do Super Slim, o console não tem mais retrocompatibilidade com os games de PS2, não aceitando mais nem os originais. A única forma de jogá-los, é se você tem o console bloqueado, comprando-os na PSN na seção "PS2 Classics".
- E se você tem desbloqueado, o pessoal da cena hacker do PS3 inventou uma forma de rodar no PS3 jogos de PS2 baixados da internet. Só que não é só pegar a ISO e executá-la. Tem todo um processo de convertê-la para um arquivo específico e tal, e no fim ela vai virar um PKG que você instala no Play.
     Respondendo a pergunta: Não, ISOs de PS2 não podem ser rodadas no PS3.

Baixei e instalei um jogo .PKG no meu aparelho, mas quando vou executá-lo, aparece a mensagem de que eu devo renovar a minha licença na PSN. Como executo o jogo?
     Esse de fato é um dos erros mais chatos. Os aplicativos PKG que a gente só instala e pronto, funcionam normalmente sem essas frescuras, afinal não são da PSN, são do pessoal da cena hacker, então não precisa de licença nenhuma pra serem executados. Mas os jogos PKG que são da PSN, para funcionarem precisam de um outro arquivo PKG menor, o fix, que faz o jogo rodar na CFW. Sem ele, o jogo vai dar esse problema de licença mesmo e não vai executar. Procure o fix de seu jogo e instale-o. Aí certamente seu game em PKG vai abrir.

É possível gravar jogos de PS3 em Blu-Ray virgem ao invés de utilizar o HD externo?
     Sim, é possível, mas é um método pouco conhecido e que não funciona com muitos jogos (eu soube de um cara que gravou o Red Dead Redemption e o FIFA 10 se não me engano). E, como o preço de um BD virgem não é tão barato como o de um DVD virgem ou CD virgem, o método do HD externo vale mais a pena por ser funcional com todos os games.

Se eu trocar o leitor do videogame, vou poder executar mídias piratas sem desbloquear o videogame?
     NÃO. Muitas pessoas pensam que o desbloqueio do PS3 é igual ao do Xbox 360: Abre o videogame, arranca o leitor fora, bota um outro vagabundo e pronto. Não funciona assim. O desbloqueio do PS3 é no sistema, é a firmware, a versão de sistema, que a gente instala uma pirata por cima da original para que ela permita a instalação de aplicativos e aí a gente instala o aplicativo Multiman que roda jogos pelo HD externo. Essa de leitor não tem nem fundamento.

Posso usar toda essa metodologia da PS3 Caveira num PS3 bloqueado?
     Não, não dá, sabe por que? Porque para os lindos jogos do HD externo funcionarem não é só plugar e jogar, precisa do MultiMan, que para ser instalado precisa do menu Install Package Files, que só está disponível nas CFWs, e não nas OFWs.

Mas e se eu instalar o MultiMan e depois bloquear o videogame de novo?
     Aí, com o console bloqueado, o MultiMan não vai abrir, porque o PS3 vai detectá-lo como "Software desconhecido". E sem abrir o MultiMan não dá pra executar os jogos do HD.

Meu PS3 era desbloqueado e sem querer eu bloqueei ele. Posso desbloquear de novo?
     Infelizmente não, porque uma vez bloqueado, ele foi atualizado, e uma vez atualizado, não tem como voltar ao OFW 3.55 pra desbloquear de novo.

Se eu comprar um PS3 hoje, com firmware inferior ao 3.55, comprar um HD externo, e comprar um único jogo original, poderei fazer tudo isso que é explicado nos tutoriais da Caveira e poderei ter todos os jogos que eu quiser, baixando-os?
     Aham, poderá sim.


87 comentários:

  1. Amigo! Fiquei por fora de desbloqueio de ps3 por muito tempo(desde aquele desbloqueio da 3.41 que usava um dispositivo no usb rsrsrs) agora resolvi desbloquear novamente, Seu blog ta me ajudando D+. Quase uma retrospectiva do período que pulei . Muito agradecido mesmo .

    ResponderExcluir
  2. Cara, deixa eu perguntar uma coisa, talvez vc até tenha explicado aí em cima, mas eu me recuso a acreditar na burrada q eu fiz. Meu PS3 era desbloqueado, CFW 4.30, ai comprei um jogo original e quando fui jogar pediu pra atualizar pra versão 4.31 e adivinha... é... eu atualizei! ((BURRO))
    Meu console é dos mais antigos, OFW original dele é 1.97
    Existe alguma maneira de desbloquea-lo de novo!? CARA, DIZ QUE SIM, POR FAVOR!!! kkkkk Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, claro que pode, só restaure a firmware original do sistema pelo Recovery Menu, e desbloqueie de novo!

      Aí, tenta desbloquear com o 4.40 que talvez o seu jogo pegue, se ele for desses mais lançamentos.

      Excluir
    2. Segui o tutorial de como fazer downgrade pelo Recovery Menu, mas quando vou instalar o OFW 3.55 da o erro (8002F2C5) e diz q os dados estão corrompidos...
      O que eu faço!?!?!? :(

      Excluir
    3. Você tem que instalar a OFW 3.55 também pelo Recovery Menu, não pela XMB do PS3, pois por ali dá esse erro mesmo, pois é uma atualização menor do que a que está instalada e por isso não é aceita. Você tem que instalar o OFW 3.55 pelo Recovery Menu, que aí vai dar ;)

      Excluir
    4. Mas eu to tentando é pelo Recovery Menu mesmo... Depois eu tentei tbm uma vez pela XMB e o erro foi diferente, disse q não foi encontrado nenhuma versão aceitavel (ou quase isso)! Já to achando é que não vai ter jeito...

      Excluir
    5. Que droga Wesley, devia dar. Estou muito triste com seu caso, queria poder dar um jeito, pela lógica tinha que dar certo... Dá uma pesquisada no Google amigo :(

      Excluir
    6. Viu, você testou o programa de checagem lá pra ver se seu aparelho pode regredir abaixo do 3.55?

      Excluir
    7. Testei sim, foi por aí que eu vi que podia regredir até a versão 1.97... Acho que meu problema é parecido com o do Anderson Miguel do Carmo (dos comentários abaixo)
      Será que ainda existe algum coisa que eu possa tentar?

      Excluir
    8. Beleza, deixa eu ver. A OFW 3.55 disponibilizada no blog funciona sim, disso não tenho medo, pois no tutorial de como desbloquear o pessoal não tá tendo problema com ela, é mais na questão de downgrade mesmo.

      Vou dar uma pesquisada Wesley, à noite procuro responder. ;)

      Excluir
    9. ...aguardando boas notícias... :/ kkkk

      Excluir
  3. E ai!
    Então, eu apliquei a Restore PS3 System (Restaurar o Sistema do PS3, opção 6 do Recovery Mode), e ele não voltou a OFW de fábrica. Ele permanece na ultima OFW que eu havia instalado (v4.41), sabe por que isso aconteceu? Fiz algo de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raul, essa opção é a que formata o PS3 e apaga todos os seus dados e arquivos!

      Você deve tentar a opção Restore Default Settings (Restaurar Configurações Padrão).

      Excluir
    2. Olá amigo! tentei o processo pelo item restaurar configurações padrão, mas não consegui retornar ao fw de fábrica, que é de 3.50. Hoje tenho uma atualização de 4.11. Será que os dados armazenados em meu disco rígido, tais como salvamentos e troféus estão reatualizando meu sistema quando tento retornar ao original?

      Excluir
    3. Respondendo sua pergunta Anderson, os arquivos só reatualizam o sistema se forem executados, não fazem isso só por estarem lá.

      Pelo visto já que downgrade é um assunto que bastante gente aqui está com dúvidas, vou procurar saber bem como se faz pelo Recovery Menu e fazer no meu, ainda hoje sai um tutorial...

      Excluir
  4. Willi, vleu! Vou ficar por aqui esperando! Estive dando uma pesquisada e somente encontrei soluções por meio do E3 Flasher, mas tenho esperança que haja uma solução para recuperar a versão original tão somente por meio de soft.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tutorial no ar amigo Anderson! Consulte a home do blog e encontrará ele por lá. Tomara que dê certo pra ti!!

      Excluir
  5. Olá Willi! Venho te dar um relatório do que fiz e o que aconteceu! li o tutorial e fiz tudo de acordo. Antes de plugar a pen drive, quando acessei a atualização do sistema o mesmo me forneceu a mensagem de que poderia atualizá-lo com um versão acima de 4.11, que é a atual que tenho. Ainda assim pluguei a pen drive para tentar realizar o teste com o Minimum downgrade mas apareceu uma mensagem dizendo "dados corrompidos (8002F2C5)". Contudo, após configurar tentei realizar o teste com o em "configurações-atualizações do sistema". Uma mensagem apareceu dizendo: "Update data of version 3.50 or later can be installed on this system. (8002F967)". Tentei realizar o downgrade pelas "configurações - atualizações do sistema" mas a mensagem de dados corrompidos apareceu de novo. Meu console é um slim modelo CECH 2051B, comprei novo, do Pareguai. Pesquisei e me disseram que aceita o downgrade. O que será que impede o downgrade? Em atualização do sistema, no Recovery Menu, a mensagem de dados corrompidos aparece até para o Minimum downgrade, contudo na ferramenta de configurações-atualização do sistema o programa teste funciona bem mas a atualização do downgrade não ocorre. Será que o arquivo baixado da ofw 3.55 não está legal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O arquivo é o que todos os usuários usam, e para quem tem abaixo de 3.55 nativamente, sempre funciona. Deveria instalar pelo Recovery Menu sim, não podia dar esse erro. Talvez você não baixou por completo Anderson, tenta baixar de novo, talvez o download caiu um pouco antes do fim. E a instalação do OFW 3.55 tem que ser pelo Recovery Menu, porque no Configurações > Atualização de Sistema não vai ser aceito mesmo, porque vai sar abaixo da que está instalada (por isso o erro) mas no Recovery Menu tinha que dar certo.

      Excluir
  6. Também estou com problemas, tinha a cfw 3.55 e foi atualizada por engano para 3.72 ofw, agora nao consigo fazer downgrade pelo recovery, pois da o erro 8002f2c5...

    ResponderExcluir
  7. Não existe downgrade através de recovery menu, isso so funciona em console desbloqueado. Downgrade só com E3 Flasher;
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que no meu funcionou, porque já estava desbloqueado!

      Valeu pela luz, Wonz. Vou dar uma pesquisada e quem sabe eu possa acrescentar isso ao blog.

      Excluir
  8. Estou pensando seriamente em comprar um ps3 slim de 160gb mas ele é um dos slims mais atuais ou dá para eu comprar e destravar sem medo esse modelo de ps3?
    se ele tem grandes chances ou não tem chances de vim com um OFW superior a 3.55?
    dependendo da resposta é capaz de eu ser salvo antes mesmo de eu comprar, obrigado ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, cuidado, há chances sim desse PS3 vir com uma CFW superior, alguns desses de 160GB dão e outros não. Se possível peça para testar o aparelho e aproveite e confira a OFW instalada. Prefira os modelos de 120 GB, se ainda encontrar pra comprar. =D

      Excluir
  9. Fala Willi, eu estava na cfw 3.55, vi um tutorial de atualização da Digital evo 4.41, tomei coragem e atualizei a mesma, estou usando ela a umas 2 semanas e até agora td de boa, não trava, aceitou tds os jogos que tinha no hd, e entra na psn para jogar online, até agora não tenho o que reclamar, e a atualização feita pela xmb, super pratica. Particularmente qual sua opinião sobre ela? pergunto pq aqui no blog vc só ensina com a Rogero.

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, ensino apenas com a Rogero porque na época que a DigitalEvo saiu ela estava meio problemática... não posso dar uma opinião, visto que nunca a testei.

      Excluir
  10. Olá Cavera, eu tenho 1 HD de 2TB e 1 nintendo wii e 1 Playstaion 3?
    eu quero usar esse HD para colocar jogos dos dois video games.

    Eu pretendo criar uma partição em NTFS para o wii e uma em FAT32 para o playstation 3?

    eu gostaria de saber se quando eu colocar o HD no nintendo wii os jogos vão vão funcionar normalmente? e quando eu colocar no ps3 tbm vai funcionar normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua ideia é genial Luiz Carlos! Mas não sei se vai funcionar. Eu sei que pra ser detectado, o HD precisa estar formatado em FAT32, de partições eu não entendo muito. Tentá lá e depois fala o resultado aqui pra gente!

      Excluir
  11. entao cara , comprei meu ps3 ja desbloqueado e não achei a pasta de instalar o multiman (lá no iocone do jogo) , terei que desbloquear novamente?
    obg

    ResponderExcluir
  12. OLÁ WILLI, MANO E O SEGUINTE VOU TE EXPLICAR TODO O PROCESSO E GOSTARIA DE SABER SI PODES MI INFORMAR OQUE PODE ESTAR ACONTECENDO.
    PEGUEI UM PS3 SEGUNDA MAO JA DESBOQUEADO CFW 3.55 CERTO, AI ATUALIZEI NA CWF ROGERO 4.30 AI LOGO MAS NA CWF ROGERO 4.40 QUE E AQUI ESTOU USANDO.
    QUERIA REALIZAR UM DOWNGRADE FIZ O PROCESSO DO CHECKI APARECEU 3.50 O MEU FIRMWARE DE FABRICA...DAI AI BAIXEI O ARQUIVO DONW ROGERO 3.55 MAS NA HORA DE ATUALIZAR ELE DA O SEGUINTE ERRO DE DADOS (8002f2c5). FIZ TUDO CERTINHO TANTO PELA XMB QUANTO PELO RECOVERY E NAO FUNFA.. OQUE DEVE ESTAR ACONTECENDO?
    OUTRA PERGUNTA SI EU RESTAURA A FIMWARE ORIGINAL DO SISTEMA PELO RECOVERY MENU, EU VOUTO PRA MINHA ORIGINAL OFW 3.50 OU EU VOU FAZER MERDA... AGUARDO SUA RESPOSTA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao que parece você quer bloquear o seu de novo, certo Robert? Para isso basta instalar o OFW 3.55 e pronto! Não precisa usar essas CFWs de downgrade!

      Excluir
  13. Eu tenho um ps3 CECHL01 74GB (VULGO 80GB), gostei muito de como você organizou as informações, mas meu pai compro com suor o ps3 e estou com medo de fazer brick no console. Quais são as chances de brika-lo? Ouvi dizer que é provável que brick se enquanto destrava acabe a energia, mas aqui acaba direto (muita chuva), tenho que esperar um dia de sol, para fazer? na parte do downgrade tive uma duvida:
    to com o ofw 4.41 e posso voltar até o 2.52, tenho que voltar ao 2.52 e fazer up para o ofw 3.55 ou pelo recovery posso passar do 4.41 pro 3.55 sem mais nem menos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar tenho que lhe dar os parabéns por reconhecer os esforços do seu velho para lhe comprar o aparelho. Não são todos que são assim não, viu? =D

      Mas infelizmente você está atualizado, então não poderá desbloquear.

      Excluir
  14. Parabens pelo blog muito bom!! eu tenho um ps3slim(eu olhei a versão do sistema e diz que e 3.6)desbloqueado com o multiman(nunca atualizei) pega perfeitamente mas quando eu coloquei o assasins creed reveletions original o jogo pedio pra atualizar e eu atualizei mas deu error no meio(continua pegando normalmente).
    minha pergunta e: como faço pra jogar esses jogos originais novos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, não atualizou? Ótimo, ainda está desbloqueado! Siga nosso tutorial de desbloqueio, lá ensina como atualizar seu desbloqueio para abrir a compatibilidade com os games mais novos sem ter de atualizá-los.

      Excluir
  15. Ei cara, fui em Definições de sistema/informações do sistema e o software do sistema é 3.72, da pra me instalar sua destrava? Se não, como posso voltar para a 3.55?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas por downgrade via E3 Flasher, o qual eu recomendo que um técnico faça. Veja melhor no novo post do blog, sobre os modelos de PS3: http://ps3caveira.blogspot.com.br/2013/06/lista-de-modelos-de-ps3-e-suas.html

      Excluir
  16. OLA, MEU PS3 É DESBLOQUEADO COM VERSAO 4.40 E FUI GRAVAR THE LAST OF US E PEDE PARA ATUALIZAR PARA VERSAO 4.41, SE EU CLICAR EM YES VAI ATUALIZAR E TRAVAR MEU PS3 ? PODE SER FEITO ISSO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aham, vai atualizar o console. Exclua a pasta PS3_UPDATE do game e então, quando for carregar pelo MultiMan, vai pedir se você quer alterar o PARAM.SFO de 4.41 para 4.40, aí aceite, ele vai mexer nesse arquivo e permitir o jogo a rodar em seu firmware.

      Se você comprou o jogo original, deve passar o game para o HD interno e então seguir esse processo.

      Excluir
  17. Tenho uma dúvida um pouco ''estúpida''. O meu ps3 é de 40GB destravado, tem 4.41 firmware (antes estava na 3.55 já estava destravado e meti na 4.41 e multiman também atualizei), isso é o mesmo que o rogero 4.41? Caso não seja é aconcelhável passar para o rogero 4.41 e dá para fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, 4.41 bloqueada é diferente de 4.41 desbloqueada (óbvio). Agora que você está atualizado não pode mais desbloquear seu PS3. Seu aparelho ERA destravado, não é mais.

      Excluir
    2. é 4.41 desbloqueada, só atualizei a versão do cfw que ainda estava na 3.55 e não dava para jogar alguns jogos mais recentes.

      outra coisa, os jogos ps3 demoram assim tanto tempo a baixar por torrent? estou a baixar o last of us e mais 3 jogos e estou á 3 dias para baixa-los e ainda não baixaram!!! grr

      Excluir
    3. Homem, então você está com o CFW 4.40/4.41 do Rogero, não tem outro CFW 4.41. -.-

      E sim, demoram pra baixar sim, os jogos são pesados, vários gigas dependendo do jogo. Baixe um por vez.

      Excluir
  18. Amigo, e esses Super Slins que estão vendendo no ML já com 10 jogos no HD ? Vc teria algum tutorial para esse tipo de esquema ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao ver seu comentário, fui pesquisar sobre isso. Achei de fato diversos anúncios no ML sobre Super Slims desbloqueados, mas fora dali não achei nada que explicasse. Pelo que dá pra ver no anúncio não é desbloqueio não, ao que me parece eles baixam um monte de jogos da PSN e depois vendem o console (veja que está dito que todos os jogos estão na XMB, não aceita HD externo e que pode jogar online, então só pode ser o próprio firmware oficial). Talvez eu esteja enganado, mas ao que parece isso é um pega trouxa, é um videogame bloqueado que o cara já fez o favor de baixar alguns games da PSN mesmo.

      Excluir
    2. Encontrei isso aqui sobre o famigerado "Desbloqueio dos PS3 SS" :

      "Bom dia galerinha, depois de receber algumas dicas do pessoal aqui do fórum, dar uma caçada na internet e usar o meu vasto conhecimento, mentira, segue abaixo tutorial de como passar jogos da PSN de um Ps3 desbloqueado para um Ps3 bloqueado, lembrando que fiz o procedimento passando os jogos para o HD interno, sendo que os consoles estavam respectivamente na CFW 4.41 e OFW 4.41.
      1º Passo: Tens que desativar o sistema: Gestão de contas - Ativação do sistema - Sistema PS3 - Jogos - Desativar sistema
      2º Passo: Conectar o cabo ethernet nos dois consoles.
      3º Passo: Definir de qual console será copiado os dados: Definições - Definições de sistema - utilitário de transferência de dados - ok - transferir dados deste sistema para outro sistema PS3.
      4º Passo: Definir qual console receberá os dados, depois 3º passo, mude na tv pra entrada de video do outro console: definições - definições de sistema - utilitário de transferência de dados - ok - transferir dados do outro sistema PS3 para este sistema.
      Sente e aguarde, pois o processo é bem demorado, nele serão copiado não só jogos, mas também saves e demais informações, só não pode esquecer de deixar o usuário copiado, caso contrário os jogos não rodam.
      Achei esse tutorial na net e não sei de quem são os créditos."

      Excluir
    3. Isso aí. E vendem consoles assim dizendo que são desbloqueados. Olha que oportunista tem por todos os lados, viu.

      Excluir
  19. Bom meu play3 e desbloqueado eubaixei um jogo e passei pro hd externo e apaguei a pasta updat mas quando vou iniciar o jogo ele pede para instalar alguns dados no sistema ........

    o que eu faço por favor me repondaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, esses dados é a instalação do jogo no videogame, assim como se instala os games de PC. Manda ver, pode instalar aí.

      Excluir
  20. Olá, meu ps3 está devidamente desbloqueado, existe alguma maneira de fazer um backup, para caso alguém atualize sem querer.
    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, infelizmente não Unknown. O jeito é cuidar com quem mexe no seu Play!

      Excluir
  21. Caveira, se acha que o ps3 slim de 320g parece q foi feito em 2011 segundo o vendedor. Consigo desbloquear?

    Não comprei ainda estou analisando se vale a pena, exatamente pelo desbloqueio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confere a firmware que ele está.

      Confira também nossa tabela de modelos.

      Mas se foi feito em 2011 complica, porque a 3.55 é de 2010.

      Excluir
  22. Bom dia Willi.. queria tirar uma dúvida com você ou com algum outro frequentador do blog.
    Meu play 3 é bloqueado, modelo Super Slim, tava pesquisando a respeito e vi que esse modelo por ter o firmware atual é praticamente impossível desbloquear (tem as formas ''ocultas'', mas é arriscado D+ a dar algum problema no meu "filho" e prefiro não arriscar). Então me contentei a ficar com ele bloqueado mesmo. Tenho um jogo original do Uncharted 1, e certa parte ele começou a travar, quando tentava sair do jogo pelo botão PS, ele travava, dava 3 bips, e reiniciava... fiz testes com outros jogos, e nenhum outro deu esse problema, sempre carregava normal o jogo e funcionava normal, levei a uma assistência pra eles darem uma olhada, testaram outros jogos lá e tudo normal, só com esse CD do Uncharted 1 que dava esses bug. Concluo que seja algum problema com o CD mesmo, e não com o computador. Mas ainda queria poder jogar ele, é um jogo legal, e a pergunta é:
    Tem como eu copiar esse CD desse jogo pra dentro do HD interno do computador, talvez assim ele abra normal sem travamentos. Se a resposta for sim, como faz pra copiar esse CD original pra dentro do HD interno, pra eu testar e ver se o jogo flui normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, só PS3 desbloqueado faz o processo de cópia. Vá onde comprou seu game e peça para trocar.

      Excluir
  23. Olá Willi.
    Hoje criei coragem e atualizei do CFW 3.55 para CFW 4.41 DigitalEvo e multiMAN 4.40, a atualização foi de boa inclusive instalei o PKG do Resident Evil 6 (via FTP do meu PC para o HD interno)que também funcionou, assim como outros jogos que o meu filho havia instalado no HD Externo e que não funcionavam, mas depois que o jogo carrega, oferece um tal de patch 1.09, ae ignoro e jogo volta a rodar daqui a pouco oferece novamente esse patch 1.09, o que seria? Posso mandar instalar, porque do nada o jogo para para oferecer esse patch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei o que é esse patch 1.09, mas você está na DigitalEvo, então isso é coisa dela, bote o 4.41 do Rogero que não vai aparecer nada pra te incomodar.

      Excluir
  24. ola will blz? conheci seu site tentando instalar jogos pkg , e com as suas explicações consegui valeu. o negócio é o seguinte meu ps3 estava na versão 3.55 paguei para colocar a versão mais recente na época 4.31( agora não pago mais conheci seu site né) então baixei o jogo iron sky invasion um jogo de nave e instalei no hd interno mais na hora que seleciono ele para jogar pede the games requires 4.31 firmware version. do you want to change it to your corrent 4.30 version? note: the operation will fix 80010009 errors for 4.20-4.31fw games/uptades if files are encrypted with 4.20/0x1C or lower key revision. yes no.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tranquilão Anônimo. Ele não está pedindo para atualizar, está pedindo para alterar os parâmetros do game, que são de uma firmware superior, para a sua firmware. Pode dar yes, ele vai fixar o jogo (fixar é adaptar para o seu desbloqueio) e então rodará normalmente. =D

      No antigo 3.55 tínhamos que baixar os fix dos jogos, no novo desbloqueio com o novo MultiMan, quando um jogo é poucos firmwares acima do firmware do desbloqueio (tipo no seu caso) o próprio MultiMan mexe no jogo e o deixa perfeito para seu apareho ^^

      Excluir
  25. destravei meu ps3 na versao do software 4.46 e tentei fazer minha conta na psn e nao consegui,pediu uns negocios pra min atualizar quando fui no multiman estava dando erro com uns numeros.mas eu fui no informacoes de sistema e esta na versao do software 4.46. que q eu tenho que fazer para rodar o multiman novamente e os jogos .por favor.esclareca me.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, PS3 desbloqueado é só offline, ou você tem o desbloqueio e os jogos de graça e não joga online, ou você não tem o desbloqueio e compra os jogos mas joga online. Não dá pra ter tudo. E agora você bloqueou o console, perdeu o desbloqueio pois atualizou o videogame. Esqueça MultiMan e tudo o que você tinha.

      Excluir
  26. Vejo que à muitas dúvidas, porem sou meio novato nesse assunto de Ps3; Eu tenho um Ps3 porem eu não estava em casa no dia que essa catástrofe aconteceu, meus primos jogaram meu ps3 e pra piorar atualizaram o sistema... ate então ele esta na versão 4.41, tentei procurar alguém que fazia drowgade, mas me disseram que teria que abrir o ps3 pra trocar uma peça e instalar novamente o firmware. Outros disse que é só istalar uns programas e nada mais. Eu li aqui neste blog que esta de parabéns (aprendi muitas coias) que seria um programa de "CFW 3.55" que possa ser instalada no menu de segurança do Play3. Eu só preciso do arquivo que nesta versão que estou agora (4.41) faça a atualização para a 3.55. Eu tenho muitos jogos no meu HD externo e é decepcionante não poder jogar nenhum por causa dessa atualização.
    Alguém pode me ajudar a solucionar isso, pois eu não sei mais o que fazer a não ser vender meu Ps3, pois já não tenho esperanças mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquela informação sobre instalar o CFW 3.55 pelo Recovery Menu estava errada e foi corrigida. Não é possível fazer isso.

      O negócio é mandar a um técnico, pois o downgrade é abrir o console sim. Do contrário vai ficar assim como está mesmo.

      Não dá pra dar o Play pra qualquer um, não é brinquedo, e não só você como todas as pessoas de sua casa deviam saber disso, é por isso que no meu Play ninguém mexe.

      Excluir
  27. Cara, tenho um ps3 desbloqueado eu acho que com o firmware 3.55 (não entendo muito disso). Só que agora comprei o jogo the last of us original e quando vou jogar pede para atualizar para o 4.41. pelo que entendi vai bloquear o meu ps3 e não tem volta. É isso? vale a pena? tem algum jeito de jogar sem bloqueá-lo? E se eu atualizar, fora o bloqueio, não terá nenhum outro problema no console?

    P.S.: Escrei duas vezes porque não sei se a primeira foi.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu jogo está pedindo para atualizar porque você está num firmware inferior ao do jogo. Coloque o CFW 4.41 (atenção, CFW, não o OFW oficial) e então o game não pedirá para atualizar, pois considerará que console e game estão na mesma versão de sistema.

      Excluir
    2. Willi, estou com o mesmo problema do parceiro anônimo aí. Vc diz que tem que colocar a CFW 4.41 mas no proprio ps3 ou tenho que ir atrás de baixar essa versão 4.41 e atualizar em cima da 4.40 seguindo o mesmo passo a passo demonstrado aqui no seu blog?

      Excluir
    3. Não não não, você confundiu tudo. É simples: tem desbloqueio 4.40, só bota desbloqueio 4.41 em cima (link aqui: http://www.4shared.com/file/731fnyDm/ps3updat_rogero_cfw_441_v100.html?

      Pronto man.

      Excluir
  28. Amigo, estou querendo comprar um playstation 3, porém a dúvida que não sai da minha cabeça, olhei sua tabela.. e pelo o que percebi, as versões que da para desbloquear são as 120gb e a 250gb Certeza ? Por que a 160gb como vc tinha própriamente dito tem alguns que não da para destravar por ser maior q 3.55 e outras que da para destravar.. Agora, a dúvida é se 120gb e 250gb é certeza que vou poder fazer o tutorial q tem aqui para destravar? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é certeza, não sou Deus, tem que fazer como diz no post da tabela e fuçar no aparelho, testar na loja, olhar na caixa, olhar no aparelho, ver se já fi conectado à rede, essas coisas.

      Excluir
  29. Tem alguma forma de assistir filmes mkv 3d no PS3? (geralmente eles são muito grandes, acima de 8Gb) - (Meu PS3 foi desbloqueado conforme dicas deste site e com Rogero 4.30 e HD interno substituído para 320Gb e devo agradecer que mesmo com minha completa ignorância no assunto deu tudo certíssimo!). Bom, continuando... caso negativo, tem como assitir filme 3d nele de alguma forma, disco Bluray? da última vez que tentei ele pediu atualização, depois que atualizei o desbloqueio (ele havia sido comprado desbloqueado em 2010) não tentei ainda, será que agora roda? e os bloqueios de área? É que eu não queria gastar com um Bluray. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que conseguiu atualizar seu desbloqueio Leandro, fico feliz!

      Bom, que eu saiba só os lançamentos pediam atualização, não sabia que filmes em BD também pediam O.O

      Enfim, tente assistir pelo BD. Se pedir atualização não atualize, pois vai desbloquear seu PS3 (filme pedir pra atualizar... essa é nova, vou pesquisar sobre).

      Se não der pelo BD, faça o procedimento dos jogos com arquivo maior de 4GB, "splitte" eles e passe para o HD interno do aparelho, talvez o MultiMan os junte. Tenta lá e volta aqui pra nos contar o resultado. Abraços!

      Excluir
  30. fala ai cara tudo bem, gostaria de esclarecer uma duvida, tenho 1 ps3 fat 80gb, desbloqueado, quero trocar o hd dele, colocar 1 maior de 320gb ou 500gb, sei que tem que ser 5400 etc...porem 1 duvida, se eu trocar vou perder o desbloqueio do console, como trocar o hd sem perder o desbloqueio abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo comprar um HD externo em vez de trocar o HD do Play, bem melhor.

      Mas caso esse seja realmente seu desejo, não, a troca de HD não perde o desbloqueio.

      Excluir
  31. PS3 com OFW 3.15 é só instalar a CFW 4.40 para desbloquear ou tem que reinstalar a OFW 3.15 ou obrigatoriamente a OFW 3.55 para depois instalar a CFW 4.40 abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Anônimo, você só coloca o desbloqueio direto quando você já tem um desbloqueio e pretende colocar um mais recente. Quando você tem um OFW inferior ao 3.55, primeiro instala o OFW 3.55 e depois o CFW 4.40 =D

      Excluir
  32. Seguinte eu mandei desbloquear meu ps3 slim, ele era de 2010 deu desbloqueio e tudo teve q fazer o downgrade. Mas eu desbloquiei para jogar online, esta em Rogero 4.41 multiman 4.40 se nao me engano e quando vou logar na psn ele pede uma atualizaçao! pq? posso fazer essa atualizaçao? (Amigos tem o msm desbloqueio e tudo e jogam online sem pedir nenhuma atualizaçao, ja sei de toda aquela parte do banimento e tal. vlw

    ResponderExcluir
  33. Deve saber também que não é recomendado jogar online com PS3 desbloqueado. Em todo caso, seu CFW não deve suportar o online, como o CFW dos PS3s dos seus amigos.

    ResponderExcluir
  34. OLÁ WILLI,TIRA UMA DÚVIDA,POR FAVOR,DEPOIS DE FAZER TODO ESSE PROCESSO
    DE DESBLOQUEIO DO TUTORIAL,OU SEJA DESBLOQUEAR O PS3, POSSO CONTINUAR RODANDO JOGOS E FILMES NORMALMENDE PELO DRIVE DO GAME? AGRADEÇO!

    ResponderExcluir
  35. Willi como vai cara?

    Gradei bastante do seu blog parabens mesmo.
    Agora a duvida é a seguinte:
    Estou com a cfw 4.46 Habib no meu atual hd antigo.
    Comprei um hd novo e vou usar ele como interno então já formatei o hd novo no pc em fat 32.
    Agora qual o proximo passo no ps3 para continuar a isntalação do sistema e não perder o desbloqueio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi direito sua pergunta. Explique-se melhor.

      Excluir
  36. Cara, tô chateado. Não tenho dinheiro para comprar jogos por 100, até 150 reais... Era totalmente leigo neste assunto de desbloqueio de ps3 e achava que meu ps3 poderia facilmente ser desbloqueado para eu sair desbravando todas as melhores franquias do mercado. Agora vendo seu blog descobri que é impossível desbloquear meu ps3 pois, mesmo ele tendo vindo com 3.50 de fábrica, ele está com o OFW 4.46. Sei que você não é vidente nem nada, mas você acha possível que futuramente criem um método de desbloqueio mais abrangente ou você acredita que o desbloqueio já ta meio que estancando no 3.55?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, sinto muito por sua situação. Vários do blog passam pelo mesmo, o porre é que tem gente que não entra na cabeça que atualizado não desbloqueia, ainda bem que você entende. Sobre a pergunta que você fez, eu acho as duas coisas: Acho sim que os desbloqueios estacionaram (pra não dizer SE ACOMODARAM) no 3.55. Isso acontece porque não é uma nem duas, mas sim várias pessoas dando sua parcela de ajuda no cenário hacker. Por um lado isso é ótimo, maravilhoso, pois assim a cena anda mais rápido e com maiores possibilidades, conseguindo chegar a um patamar onde já podemos jogar os lançamentos sem atraso, pois as CFWs já correm junto com as oficiais (cenário atual). Porém, veja como tudo aconteceu: o cara lá que eu não lembro fez o Jailbreak, pro 3.41. Daí veio o Kmeaw e trouxe o 3.55. Daí em cima dessas duas ideias o pessoal do True Blue trouxe seu periférico, com a receita de bolo do Jailbreak utilizando o macete do Kmeaw. Depois, os hackers acordaram e passaram a fazer fixes para a 3.55 do Kmeaw que já estava há quase 1 ano sem poder rodar os lançamentos. Aí veio o Rogero e trouxe as novas CFWs instaladas por cima da do Kmeaw. E eu só citei os principais, teve vários que eu deixei de fora ali. Mas, se você for olhar com atenção, cada um fez algo que precisava da ponta do trabalho do outro pra funcionar, e o negócio cresceu meio desnorteado, sem rumo. Eu ainda acredito que vão fazer uma CFW suprema que não esteja fadada a sofrer com um sufixo numérico, uma que simplesmente "pegue tudo", mas estão esperando a Sony parar de lançar atualizações para fazer isso. Eu acho, talvez isso seja uma tremenda abobrinha, mas é mina opinião pessoal.

      Excluir
  37. amigo, confio muito em você.
    estou na OFW 4.46, já desanimado sem poder desbloquear meu ps3, daí vi esse vídeo no youtube. sabe me dizer se é verídico?
    https://www.youtube.com/watch?v=ULLFfYzIrBc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vídeo já saiu do ar. Mas nem ligue amigo, não vá na onda do Youtube ou de sites duvidosos. Oriente-se apenas nos sites confiáveis e especializados sobre o assunto "Desbloqueio de PS3". Tem muito fake na internet.

      Excluir