Como transferir jogos com arquivos maiores de 4GB para o HD externo

     O PlayStation 3 só reconhece dispositivos USB que estejam em um tipo único e específico de formatação: a formatação FAT32. Por coincidência, a formatação FAT32 é a única que não suporta arquivos maiores de 4GB, pois todas as outras, exFAT, NTFS, suportam. Não confunda arquivo maior de 4GB com jogo maior de 4GB! Um jogo pode ter dezenas de gigas (como é o caso de Uncharted 3, jogo mais pesado do PS3, que possui 50 gigas) mas esse jogo é composto por váááários e vários arquivos, que juntos, somam esse tamanho. Só que, existem alguns games do PS3 os quais um único arquivo do jogo excede o valor de 4GB, impossibilitando a transferência desse jogo para o HD externo. E aí, você vai ficar sem jogar? Claro que não, o pessoal da cena hacker já pensou nisso e já inventou uma forma de driblar esse inconveniente!
     Usando o programa Split 4G, você seleciona seu jogo que contenha um arquivo desses maiores de 4GB e o programa separa esse arquivo em dois (ou mais, se o arquivo for muito grande). Aí, é só você copiar o jogo para o HD externo normalmente na pasta GAMEZ. O detalhe é que o jogo, com os arquivos "quebrados", não vai funcionar. Aqueles arquivos precisam ser juntados. Desse modo, os jogos com arquivos maiores de 4GB não funcionam no HD externo, apenas no próprio HD do PlayStation 3. Ou seja, você precisa copiar o jogo para o HD do PS3, e, na cópia, o MultiMan irá juntar os arquivos do game que você separou. Siga os passos à seguir para efetuar o processo corretamente:

1. Abra o PS3 SplitFile.

2. Clique em Source Game Folder e selecione a pasta do seu jogo (exemplo: BCUS44333).

3. Clique em Destination Game Folder e selecione a pasta GAMEZ do seu HD externo. Durante o processo, o programa não só repartirá seu arquivo maior de 4GB em dois ou mais, como também moverá todo o jogo para o HD pra você.

4. Muito importante: Altere a extensão que os arquivos terão, de filename.#.part para filename.666##. Caso não faça isso, na hora de copiar para o HD do Play o MultiMan vai apenas fazer a cópia, sem unir os arquivos.

5. Clique em Start e aguarde até o processo acabar. No fim, seu jogo já estará alocado em sua pasta GAMEZ do HD externo com o arquivo grande dividido. Se o programa mantiver o arquivo original, pode excluí-lo.

6. Plugue o HD externo no seu PlayStation 3. Vá até a sessão Jogo do MultiMan, posicione o cursor em cima do seu jogo problemático, aperte Triângulo, selecione Copiar, selecione o diretório do HD do Play (geralmente dev_hdd0/GAMES), e então a cópia será feita para o HD do console e, com ela, os arquivos serão juntados. Depois, é só excluir do externo e jogar o jogo sempre pelo interno. Pronto, jogo funcionando perfeitamente.

Detalhe importante: Para a divisão dos arquivos, utilize especificamente o Split 4G, não use outros programas (como PS3 Split File, HJ Split, etc.) pois estes programas não possuem o recurso de dividir o arquivo com a extensão .666, e esta é a única extensão que o MultiMan junta na cópia, as demais ele apenas copia e cola sem juntar em um arquivo só, de maneira que o seu jogo não funciona.

Este tutorial serve também para arquivos PKG maiores que 4GB.


37 comentários:

  1. Oi gostaria de saber se posso fazer isso com videos do formato MKV que são maiores que 4GB.
    Tenho um HD EXTERNO SEAGATE DE 3 TERA, coloco ele na TV LG 55, no caso ele só funciona em FAT32 dai então não consigo copiar filmes maiores que 4GB.

    Sera que tem solução amigo. Obrigado pela Atenção.

    Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente Lucas, com os filmes não dá certo. Com os jogos, o programa de PC particiona o arquivo só para ele ser transferido para o HD externo, mas ele não funciona lá, ele é transferido para o HD interno do Play pelo MultiMan e, nessa transferência, é que as partições são juntas e o arquivo volta a funcionar (pelo HD interno), mas pra você ver que nem o jogo funciona do externo, ele só é dividido para poder ser transferido.

      Com seus filmes, só com HD externo em outro formato.

      Excluir
  2. Amigo, Quando eu passo ele para dentro do interno, o multima junta, e se eu voltar para o externo, consigo jogar? abraçãoo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Dennis, isto não é possível. Tanto que ele é passado para o interno justamente para que o arquivo seja juntado, visto que ele não vai funcionar com o arquivo quebrado.

      Excluir
  3. formatar Hd externo em Fat32 é facil só é uzar o `` FAT32 FORMAT´´ e pronto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia esse programa. Obrigado pela dica! ;D

      Excluir
  4. Eu tenho uma HD externo como os jogos já instalados, e eu queria saber se daria certo eu copiar tudo desse HD e passar para outro HD pelo Computador... Funcionaria ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funciona sim, mas lembre-se de ter os dois HDs formatados em FAT32 e de colocar os jogos numa pasta GAMEZ na raiz do novo HD. =D

      Excluir
  5. Quando eu separar os arquivos o multiman irá junta-los e transformar em umunico arquivo? pergunto isso porque estava olhando na pasta de um game que passei para o HD interno e na pasta estão lá os arquivos com extenção "psarc" mais ainda sim separados. Isso é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse sistema de usar o Split 4G para separar e depois o MultiMan juntar, é para jogos NÃO EXCLUSIVOS com arquivos maiores de 4GB. Os jogos EXCLUSIVOS da Sony que possuem arquivos maiores de 4GB possuem um sistema de arquivos diferente, e o maior de 4GB deles é sempre esses PSARC ali. Precisa de um tutorial diferente pra eles.

      Excluir
  6. Isso também funciona para jogos de PSN por aquele esquema de reactpsn??
    valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei de que esquema de ReactPSN você está falando, mas de todo modo sim, funciona para jogos da PSN também, mas precisa de um tutorial específico. Esse programa não é feito só para jogos, ele funciona para qualquer arquivo maior de 4GB, seja ele do tipo que for.

      Excluir
    2. Ok, vou explicar melhor...
      Baixei um jogo de PSN que tem pouco mais de 4 GB e não consegui gravar no meu HD externo por causa do fat32.
      Daí descobri seu programa e consegui dividir o arquivo em partes, passei todas pra raiz do HD mas na hora de entrar no Install Package Files o ps3 não reconheceu o formato dos arquivos divididos e não apareceu nada naquela lista.
      (O reactpsn na verdade seria só pra "crackear" o pkg depois de instalado)
      Vc sabe o que fazer nesse caso?
      De qualquer forma valeu pela atenção!

      Excluir
    3. Eu consigo copiar de volta, ou seja, do HD interno para um HD externo esse arquivo que possui mais de 4GB? O MultiMan consegue fazer isso? Grato.

      Excluir
  7. Meu HD externo levou uma queda, está normal, porém tive que
    formatá-lo e não sei como instalar o multiman para rodar os jogos
    você tem alguma dica...valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá até a home page do blog para ver os tutoriais. Valeu!

      Excluir
  8. Olá, Sobre este assunto, gostaria de sugerir o Open Split. Estou usando e ele é muito simples e fácil. Acho até que funciona com jogos exclusivos e não. O legal é que ele varre toda pasta do jogo e já deixa ela pronta para transferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jogos exclusivos e não? Putz, uma mão na roda! Tô tendo dificuldades em passar o PSARC no ICO & Shadow of the Colossus Collection que tem um arquivo de 6GB. Vou testar esse programa, muito obrigado Ulisses!

      Uma dúvida: Permite rodar games "splitados" pelo HD externo?

      Excluir
  9. Olá pessoal, meu ps3 tem pouca memória interna, então eu fiz o esquema do ermes e o multiman soh copiou a parte q foi dividida para o hd interno. mas isso fez com que o meu multiman ficasse mais pesado, como eu faço para deletar essa parte que foi copiada para o interno?


    abraço a todos!!! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, bom, vá até o Gerenciador de Arquivos do MultiMan e vá em dev_hdd0. Ali é o HD do PS3. Não sei o caminho específico, mas procure um lugar que diz GAMES. Não é GAME, pois GAME são seus saves, é GAMES, que é onde ficam os jogos copiados para o HD interno. Tente ver se está ali. Como não é o jogo completo e sim só uma parte, talvez não esteja, mas não custa tentar. ^^

      Excluir
  10. Com essas novas atualização que tem, exemplo Rogero 4.40, é possivel utilizar o HD externo em NTFS ao invez e FAT32 ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não, e não vai mudar, porque isso é uma coisa do Play mesmo que só reconhece FAT32, a CFW não muda nada.

      Excluir
  11. Willi, é possivel baixar o torrent direto pro hd externo? Assim economizaria o tempo de transferencia do pc pro hd. To colocando twisted metal pro hd e o tempo estimado é de 4 horas. Nao sei pq demorou tanto assim.

    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez, nunca tentei. Experimente mexer nas configurações do seu programa de torrent para alterar o local padrão onde os torrents são baixados, escolhendo assim uma pasta do HD externo. Mas lembre-se de deixar o HD externo conectado no PC sempre que for fazer um download!

      Excluir
  12. Will seguir o tutorial todo certo mas quando coloco o arquivo no psarc não aparece a pasta sabe me dizer poque ? o jogo é The last of us duplex (não sei oque é duplex)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duplex é o nome da equipe que disponibilizou o jogo na internet.

      Veja o que aparece na janelinha preta de DOS do programa do PSARC. Talvez não está dando algum erro, Gin? Se dá erro ele não conclui e não cria a pasta mesmo.

      Excluir
  13. Boa noite

    Parabens pelo seu blog , realmetne maravilhos

    Bom baixei o GOW Ascension e useio o PSARC como descrito acima .
    O jogo aparece no multimam mas nao carrega , aparece a tela inicial , mas ele nao entra
    Tentei no hd externo e no interno .
    O que deve estar errado ? desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  14. Consulte o PS3 Backup Compatibility List, não sei de cor a resposta para os problemas de todos os jogos.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia , fiz o que falou , fui na lista de compatibilidade , mas é muito complicado .
    So queria usar o jogo no hd interno mesmo .
    Na lista de compatibilidade eles ensinam como usar pelo hd externo .
    Pode me dar uma luz ?
    PArece que ele nao carrega o video , a imagem de abertura e o som aparecem mas o video da uma falha e sai
    Obrigado desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, há games que definitivamente não funcionam em HD interno. Como também há jogos que definitivamente não funcionam no externo. Se quer ter PS3 debloqueado você TEM que ter uma mídia externa de armazenamento caso queira jogar todos os games, porque tem uns que simplesmente NÃO VÃO funcionar no interno. Não é "quero fazer assim", tem que fazer como o sistema manda.

      Veja no Google, talvez o game possua algum fix ou patch para rodar no interno. Caso contrário se não quer gastar dinheiro compre um Pen Drive no qual o jogo caiba.

      Excluir
    2. Will

      Obrigado desde ja .
      Eu tenho hd externo sim , tentei nos 2 hd. Citei o interno pois tambem nao funcionou .
      Tanto no interno quanto no externo o erro é o mesmo , na hora que vai carregar o jogo entra a tela que aparece o Kratos acorrentado , mas a hora que pede para carregar aparece algumas letras e depois a tela balanca e volta para o multimam .
      Talvez essa versao do GOW pela Duplex nao funcione .
      Se tiver alguma dica agradeço , comprei meu ps3 destravado e atualizei a destrava dele alguns meses atras . Agora com seu tutorias atualizei de novo e esta tudo rodando .
      Obrigado

      Excluir
    3. Opa, talvez algum fix ou patch que tenha que instalar amigo, ou a CFW que você tem.

      Excluir
  16. o psarc so é compativel com windows xp ou windows 7 tambem é compativel pois fui executar o psarc para o arquivo maior de 4 GB e ele nao executo. desde ja agradeço a compreenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... caso não esteja executando, experimente baixar e instalar o Microsoft .NET Framework 4 em seu PC, daí o PSARC vai dar certo! Que eu saiba é compatível com XP/Vista/7 sim! Abraços!

      Excluir
  17. amigo os links estão off , upa eles ai pf
    desde ja agradeço

    ResponderExcluir