Como baixar os jogos e colocar no HD externo, e como executá-los pelo MultiMan


BAIXANDO OS JOGOS
     Esta é a parte mais simples. Acesse a seção Links Úteis para conferir algumas opções de sites legais para baixar seus jogos, tanto por download normal quanto por download torrent. Caso se depare com protetores de link, não pense duas vezes e utilize o site Desprotetor.com e cole a URL lá para desbloquear o link de seu download.
     É importante ressaltar que mesmo com o Play desbloqueado com a CFW Rogero 4.50, você pode continuar jogando jogos originais, inclusive lançamentos, mas desde que estes necessitem de firmware 4.50 ou inferior. Você pode usufruir do catálogo PS3 Backup Compatibility List para saber qual firmware cada jogo necessita (o jogo sempre requer aquela firmware ou uma menor), então, todos os jogos que precisarem da firmware oficial 4.50 ou menor para rodarem, você pode jogar do Blu-Ray original em seu desbloqueio 4.50 numa boa. Os que necessitarem de uma maior irão pedir para atualizar seu videogame. Aceitando, você perderá o desbloqueio. Então, no caso desses jogos só é possível rodá-los por HD mesmo.

NOMEANDO CORRETAMENTE A PASTA DO JOGO
     Uma vez que o jogo foi baixado e devidamente extraído, haverá uma pasta (que eu chamarei de pasta-mãe), e dentro dela, mais duas pastas e um arquivo. A pasta-mãe deve estar nomeada com a ID do jogo, caso contrário o MultiMan não a reconhece. Por exemplo, a ID do jogo "Army of Two" é BLES00168, então a pasta do game deve estar nomeada assim. Você também pode, se quiser, nomear a pasta com a ID e o nome do jogo na sequência, para ser mais fácil de você identificar, exemplo: BLES00168-[Army of Two].
     Como já dito, a pasta-mãe tem mais duas pastas e um arquivo dentro. Aquele arquivo e uma daquelas pastas são o que compõe o jogo. O arquivo é o PS3_DISC.SFB e a pasta é a PS3_GAME. A outra pasta, PS3_UPDATE, não faz parte do jogo, pelo contrário, é uma atualização. Em jogos mais antigos não há problema, mas nos mais recentes esta pasta pode bloquear seu videogame quando você for jogar o jogo. Portanto, recomenda-se que você delete a pasta PS3_UPDATE e mantenha só a outra e o arquivo, bastam eles para o jogo funcionar.

COPIANDO PARA O HD EXTERNO
     Pois bem, com a pasta PS3_UPDATE deletada, e a pasta-mãe do jogo nomeada com a ID, é hora de mandá-la para o HD externo. Na raiz do seu HD externo, crie uma pasta chamada GAMES. Ali ficarão todos os jogos que você baixar. Veja um exemplo (clique para ampliar):

EXECUTANDO O GAME NO MULTIMAN
     Agora, basta ir até a sessão Jogo do MultiMan e selecionar a opção Recarregar para que ele reconheça o novo game baixado (semelhante a um "Atualizar a página" ou "F5" que fazemos no PC).
     Lembram que eu falei que, mesmo com o Play desbloqueado, seria preciso que você tivesse pelo menos 1 jogo original? Pois então, é agora que é feita a mágica. O videogame vai ler o jogo do HD externo, pela porta USB, tudo normalmente. SÓ QUE, ele precisa ter um Blu-Ray de jogo no drive para isso. Ao executar o jogo do HD, o console irá "simular" que está lendo o game do Blu-Ray, mas na verdade está lendo o game do HD. Existe uma parcela de jogos que funciona sem nenhum jogo original no drive, porém para a maioria dos jogos rodarem é necessário que você tenha um jogo original no seu console.
     Para abrir um jogo pelo MultiMan, vá na sessão Jogo e escolha o game que você quer apertando Select+X (segure Select e aperte X). O sistema irá ler os dados do jogo (o tempo varia de acordo com cada jogo, por exemplo, Uncharted vai bem rápido, mas Resident Evil 6 demora quase 1 minuto). Essa leitura só acontece da primeira vez que você executa o game, depois é instantânea. Em seguida você sairá automaticamente do MultiMan e voltará para a XMB. Agora, vá até o ícone de disco de jogo na sua aba Jogo, e você verá que, mesmo que o jogo que está no drive seja outro, o jogo que vai aparecer vai ser o que você carregou agora pelo MultiMan! Então basta dar X e ser feliz! Depois se quiser trocar de jogo é o mesmo procedimento: saia do jogo, vá no MultiMan, carregue com Select+X, e depois na XMB selecione o jogo pelo ícone do disco. Pronto!


Possíveis problemas:

"Iniciei o jogo e ficou travado numa tela preta, não consegui sair e fui obrigado a desligar o videogame". Neste caso, vá no MultiMan, sessão Jogo, posicione o cursor sobre o seu game que deu problema e aperte Quadrado, o botão que leva às configurações "MultiManísticas" do jogo. Procure pela opção Emulador BD, e marque-a. Certamente seu jogo irá funcionar.
"Aparece uma mensagem de erro quando inicio o jogo, seguida de um código de letras e números". Também é um erro que pode ser consertado marcando a opção Emulador BD para o jogo, mas caso nem isso resolva, vá ao Google e procure por um patch para seu jogo que corrija tal bug. Só um exemplo do quê você pode digitar: "Resident Evil 6 PS3 CFW 4.50 Patch Download".
"Ao fazer o comando Select+X e ser redirecionado para a XMB, vou no ícone de disco, mas permanece mostrando o jogo que tenho no disco, não mostra o que acabei de carregar". Isso acontece quando a opção de Emulador BD está desativada não no jogo, mas nas configurações gerais do MultiMan. Acesse a sessão Configurações de seu MultiMan e, no último item, habilite o Emulador BD, que está desabilitado. Depois, claro, habilite no jogo se ainda não o tiver feito, por meio das configurações acessadas com o botão Quadrado.

181 comentários:

  1. Valew pelo tutorial! Esta excelente. Testei aqui no meu ps3 e ficou 100%.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem explicado... agora vou testar pra ver se fuciona.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com uma dúvida, no meu PS3 ele não roda com a ID tenho que extrair para poder jogar, alguém sabe me explicar o que está acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas isso é óbvio, Felipe! Baixou o jogo, extraia no PC. Vai ter a pasta com a ID do jogo, e dentro dela, a PS3_GAME, a PS3_UPDATE e o arquivo PS3_DISC.SFB. Mantenha a Game e o arquivo SFB e delete a Update, e agora você tem a pasta com a ID do jogo e dentro dela, PS3_GAME e PS3_DISC.SFB. Transfira a pasta com a ID do jogo para a pasta GAMEZ do HD externo e seja feliz!

      Excluir
  4. Willi, cara eu tenho um problema com alguns jogos. O principal é o GOW 3, eu baixei duas versões, a americana e a européia, nas duas o jogo carrega no multiman e quando executo pela xmb ele entra mas logo depois volta pra xmb, sem erro nem nada, simplesmente não inicia o jogo. Seria o caso de precisar do blu-ray original?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmm, sem erro nem nada, simplesmente voltando ao XMB... bom Anônimo, isso é realmente muito estranho, mas já vi esse problema antes. Experimente verificar se o arquivo PARAM.SFO está no lugar certo (dentro da pasta PS3_GAME) e se o EBOOT.BIN está no lugar certo (dentro de PS3_GAME/USRDIR). Também verifique se as IDs dos jogos estão corretas. É realmente um erro bem estranho.

      Excluir
  5. Willi Weiss::::::::Cara tu me salvou, tava começando a pensar em jogar meu ps3 pela janela, eu não podia ser tão otário a ponto de ser o único a não saber rodar um jogo de ps3 via hd externo.......a informação dos arquivos PS3_Game e PS3_DISC.SFB, o jogo que baixei estava sem o ps3_ antes do nome da pasta game e sem o ps3_ antes do arquivo DISC.SFB.


    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada ;P

      Fico muito feliz que tenha conseguido! =D

      Excluir
  6. Tem como colocar um Leitor/Gravador Dvd Externo no PS3? Bom, eu tenho um Nintendo Wii e ele é travado no proprio console, mais com esse Leitor/Gravador DVD Externo, eu consigo jogos jogos piratas, porque ele lê o disco pirata e manha via usb conectado ao console, TEM COMO FAZER ISSO NO PS3?

    ResponderExcluir
  7. Gambiarra demais pro meu gosto, gente, entendam, desbloqueio de PS3 é SÓ POR CFW, SE EXISTISSE OUTRO JEITO JÁ TERIAM DESCOBERTO.

    E PS3 é Blu-Ray, não DVD.

    ResponderExcluir
  8. Funciona em PS3 BLOQUEADO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amigo, não funciona, você vai instalar o MultiMan por onde?

      Excluir
    2. CAAARA...TU TEM MUITA TOLERANCIA MESMO...!

      Excluir
  9. tenho um ps3 destravado e um hd externo de 1 tera cheio de jogos, todos funcionavam perfeitamente, mais salvei os jogos no meu pc e formatei o hd e passei os jogos de volta mais nenhum funciona. alguem pode me dar alguma dica de como devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Erikson, os Play não lê o HD externo? Se não lê deve ser porque ele não está formatado em FAT32. Agora, se ele lê e os jogos não abrem daí já não sei.

      Os jogos estão dentro de uma pasta GAMEZ na raiz do HD externo?

      Excluir
  10. Cara, Obrigado! Vários jogos que baixei estavam dando tela preta, essa sua ultima dica me salvou!

    Agora uma dúvida, quando estou com o video-game ligado na rede e inicio um jogo, sempre há uma atualização. Eu posso fazer essa atualização?

    Obrigado mais uma vez! Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Thiago, na verdade se você tem desbloqueio seu PS3 não deveria nem estar conectado em nenhuma rede, só pra começar. Desconecte-o já. E não deve fazer a atualização, porque é isso que vai matar o desbloqueio e deixar o videogame na firmware mais recente.

      Disponha amigo, abraços! ;D

      Excluir
    2. Olá Willi, já vou avisando que não entendo muito de games peço um pouco de paciência comigo rsrsrs Tive um problema com o HD do ps3 do meu filho que tem 5 anos. Comprei um jogo e quando coloco pede pra atualizar. Não está conectado na rede então não tem problema é isso? Queria dizer que segui as dicas pra colocar jogos em outro HD e deu super certo! Parabéns pela iniciativa do blog.

      Excluir
    3. Tem problema sim, Anne. Esse pedido do jogo atualizar bloqueia o videogame do mesmo jeito que o pedido de atualização que a PSN faz. Os jogos já vem com a atualização gravada no disco, se é inferior à do console, eles não pedem pra atualizar, mas se é superior, pedem sim. Como você tem desbloqueado, a firmware que está no disco é superior à sua CFW de desbloqueio. Copie o game do disco para o HD e inicie-o pelo MultiMan, de lá o MultiMan fixará o jogo para o seu desbloqueio e então o game não pedirá atualização.

      Obrigado pelos elogios!

      Excluir
  11. Tem que ser restritamente num HD externo, ou também pode ser em um Pen-Drive de 32-64 GB?
    E, como funciona o desbloqueio pelo Multi-man, detalhadamente? Fiquei um pouco confuso.

    Obrigado pelo tutorial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não não Anônimo, pode ser Pen Drive sim! Eu sempre me refiro a HD externo porque é o que a maioria do pessoal usa e porque cabe mais jogos, mas vai tranquilo no Pen Drive!

      Excluir
  12. cara, baixei uns jogos e alguns deles nao sao reconhecidos pelo multiman. queria saber como fazer pra reconhecer. outra duvida é sobre a nomeiacao das pastas. é pra colocar só a id ou pode ter o nome do jogo em outra pasta.. tipo assim bleach/BLUS30769/... ou só BLUS30769. e tanto faz colocar GAMES OU GAMEZ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diz no tutorial, você PODE colocar o nome do jogo nas pastas, mas tem que ser depois da ID, como no exemplo: BLUS30769-[Bleach]. E no HD externo a pasta mãe tem que ser GAMEZ com Z sim.

      Nomeie certo e seu MultiMan vai pegar.

      Excluir
  13. Olá!
    Baixei little big planet karting, ele veio como voce falou, nome da pasta :BCES01422-[LittleBigPlanet Karting]
    e os 2 arquivos 1 pasta com PS3_GAME e a outra PS3_DISC.SFB, o problema é que o mutiman nao enxerga o game nem pelo hd interno nem pelo pen drive em fat.
    Outros games funcionam normalmente.
    "se eu navegar na pasta do ps3 eu consigo achar a pasta do little.., só nao da pra jogar pq nao aparece na lista dos games"
    Sabe oq pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tentou clicar no botão "Recarregar" do MultiMan?

      Excluir
  14. pode me informar como faço para instalar o final fantasy xiii-2, meu ps3 é desbloqueado na 3.55, baixei o jogo e nele veio um monte de pasta zipada, tenho medo de bloquear meu game.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só seguir o tutorial. Extraia todas essas pastas zipadas no PC, e depois só faça tudo como diz no tutorial.

      Excluir
    2. Parabéns Willi pelo Blogger, deu td certinho aki, graças ao seu tutorial que é super bem escrito.

      Excluir
  15. Cara tenho uma dúvida, estou baixando o Assassin's creed para o ps3, o primeiro mesmo, das 8 partes, eu estou na quinta, porem só agora eu percebi que ele está escrito EUR..
    Isso quer dizer q a versão é européia né? pega no meu ps3, cho q é versão comum, a americana, mas sei lá, por favor responde...
    PS:tava a um ano procurando um site que me ajudasse em assuntos de ps3 desbloqueado, e sem duvida esse é o melhor q ja vi, ps3 caveira é show!!!!!!! \0/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Anônimo!

      Sim, pode executar qualquer jogo seja europeu, americano ou japonês, pois o PS3 é região livre.
      Só uma coisa: Todos os Assassin's Creed pra PS3 precisam que seja criada uma pasta ASSASSIN_ISO dentro da pasta USRDIR pra funcionar. É uma pasta vazia, mas precisa ter ela senão o jogo dá erro e não roda. Quando acabar de baixar seu AC, faça isso para ele rodar! ^^

      Excluir
  16. O que significa "]Desbloqueio: 3.55 ou DEX4.20(So funciona com FIXE)"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEX são consoles que ficam num modo "não comercial", no caso os que são usados pelos desenvolvedores, em modo DEBUG. Já CEX são os consoles comerciais, no caso os nossos, que a gente tem.

      Existem umas CFWs que convertem seu console de CEX para DEX, mas não é recomendável utilizá-las pois deixam o console bem bugadão (já que é o modo "teste" do videogame).

      "Só funciona com fix" quer dizer que o game só vai rodar no PS3 se ele estiver em modo DEX e só instalando um arquivo de fix por cima do jogo, que é tipo um "crack".

      Excluir
    2. Todos os jogos que eu baixar e tiver lá "Desbloqueio: CFW 4.21 e 4.30" vai rodar no meu ps3 com o desbloqueio - CFW 4.40 Rogero V1.03 (Aqui do site)?? Ou somente no desbloqueio 4.21 e .430? Abraçoo

      Excluir
    3. Tranquilo que roda no CFW 4.40! Os sites informam sempre o desbloqueio mínimo para rodar o jogo, sempre pode rodar o game com aquele desbloqueio ou um superior! ^^

      Excluir
  17. Willi da mais uma forcinha ai!!! baixei o naruto ultimate ninja storm 3 e o fix para 3.55, instalei o fix, mas quando vou instalar o jogo aparece uma mensagem, de que o jogo requer uma firmware 4.31
    e se vc quer modificar uma arquivo do jogo. param.sfo 3.55. O que fazer? aceita ou não?
    Estou com medo de atualizar o game, uso o multiman e o game esta na 3.55.

    Desde já agradeço mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele está dizendo que vai modificar o PARAM.SFO de 4.31 para 3.55, fazendo o game rodar, pode aceitar de boa.

      Recomendo que troque de desbloqueio e coloque o 4.40 atual que dispensa fixes para jogos. ^^

      Excluir
    2. Vlw Willi Weiss, por mais uma ajuda...to espalhando a quatros ventos seu BLOG, é o melhor e o mais completo. E em relação ao .40 ainda tenho uma duvida em relação ao console se cex ou dex, não sei como ver, mais pretendo fazer assim que esta duvida for esclarecida. Mais uma vez vlw mesmo.

      Excluir
    3. Obrigado pela força Verônica!

      Com certeza é CEX, ninguém vende um console em modo DEX, em DEX ele só fica se você convertê-lo para tal com a CFW específica para isso, e se por acaso vendessem teriam te avisado. Fica tranquila que é CEX sim!

      Excluir
  18. Awesome! this site just gave me a free PSN code from a card and it was legit! Awesomeness!!!! Got it at freepsnforever com

    ResponderExcluir
  19. Oi tudo bom? Estou com uma duvida, espero que alguém me ajude! Tenho vários jogos no meu hd externo, antes quando eu colocava o jogo para funcionar no hd externo, ele aparecia uma tela de checagem de jogo no usb e agora quando jogo o Resident Evil, aparece uma outra tela de verificação,que demora muito para carregar o jogo! Queria saber se isso é normal ou não? Meu ps3 ta com Rogero CFW 4.40 v1.03! Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal, o RE6 demora mesmo. O tempo de carregamento varia entre os jogos.

      Excluir
  20. cara mim ajudar tenho um monte de duvidas, baixei dois jogos( need for speed most wanted e ninja gande 3) o muntimam reconheceu i tudo so que quando eu fui jogar apareceu assim (ocorreo um erro durante a operação de iniciação)(800100) e acabei de baixar bleach e n apareceu nada no mutiman e tambem tenho um jogo que é o far cry2 que aparece assim tambem (não é possivel praticar este jogo com a actual definição de saida de video (80028f10)..por favor mim ajude.

    ResponderExcluir
  21. Cara, já ouvi falar que o play 3 não reconhece um hd externo seagate 3tb, é verdade? Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele pode não estar formatado em FAT32, siga o tutorial aqui do blog.

      Excluir
  22. Willi, tudo bem., o meu desbloqueiro éra o Multiman, 1.5, com HD interno de 640gb e externo de 2tb, rodava todos games de boa, atualizei para o Multiman 4.40 mais por causa do sensor de temperatura, conclusao a maioria dos jogos tanto HD interno ou externo carrega bonitinho e na hora de sair do mult para ir jogar normalmente como de costume da erro e não executa alguns entram e rodam bem já outros não e antes todos rodavam sem erro, sera que tenho que fazer alguma modificacao ou nao estou sabendo executar, era para rodar todos os jgs por ser um Mult. novo, todos meus jogos tem mais de um ano e rodava muito bem no Multiman 1.50, alguns pedia para atualizar e os atualizava e agora nao pede, mas pede para atualizar o sistema, claro seria tolo se aceitasse at. do sistema, grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que desbloqueio você tem? 3.55, 4.30, 4.40...?

      Excluir
  23. Willi tenho uma duvida cara , quero passar uns jogos do meu notbook pro meu Hd interno , queria saber qual programa eu posso usar pra isso ser possivel , estou no frw 4.40 , pode me indicar um tuto pra que eu possa fazer sem problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem programa, é só por Pen Drive ou HD externo. Daí deles, você copia pro interno.

      Excluir
  24. Cara, tava apanhando aqui pra rodar Driver San Francisco, vlw a dica da tela preta! Agora deu certinho. abs

    ResponderExcluir
  25. Amigo, quero desbloquear meu Play3, seu blog tem me ajudado muito, porém, o anta aqui se esqueceu de que para conectar o HD no Play3, precisa de um Case, minha dúvida é, se eu desbloquear pelo Pen Drive, e instalar apenas jogos da Psn direto no Play3, quando eu pegar o Case, posso só transferir os arquivos do Pen drive para o HD externo que vai funcionar de boa, ou preciso refazer todo o processo? Grato pelo excelente blog, continue assim parceiro... Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que estou te ajudando Marcos!

      Agora, sua pergunta é meio... estranha. Você não quer usar o HD externo no PS3 porque não tem o Case dele? Não entendi.

      E não sei exatamente o que você quer transferir do Pen Drive pro HD, visto que os PKGs vão ficar todos instalados no Play.

      Desculpa cara, pode me explicar melhor? =D

      Excluir
    2. Creio realmente fui meio confuso =S, desculpe cara, mas vamos tentar outra vez xD. Eu tenho o HD externo, mas vi na net aqui, que para conectar o HD externo no Play3, eu preciso de um tal "case" ou um adaptador, que no meu caso seria Sata-USB, o que não tenho no momento, se eu desbloquear meu Play3, usando um Pen Drive, eu posso transferir os arquivos(não me refiro aos PKGs) do MultiMan direto para o HD externo, ou tenho que fazer todo processo de instalação dele outra vez? Ou o programa fica instalado direto no Play3, e o que ficaria no HD externo seria somente os jogos?... Acho que fui claro dessa vez eu espero, muito obrigado pela atenção =)

      Excluir
    3. Acho que te entendi agora Marcos!

      Então, o MultiMan vai ficar instalado no próprio videogame, não vai precisar mantê-lo em seu dispositivo USB. Pode instalar com o Pen Drive agora, e depois apagá-lo do mesmo sem problemas. Quanto aos games em si (ou aos arquivos a que você está se referindo), você pode sim passá-los para o HD interno do Play e depois passar direto pro HD externo, pois os games não são instalados, são só colocados ali, podem ser movidos para onde o usuário desejar. Tipo, tem a instalação do jogo e tal, mas o game em si inteiro não é instalado em nenhum HD, só "colocado" lá.

      Espero ter te ajudado. ^^

      Excluir
    4. Tá certo amigo, ajudou muito mesmo ;D, vou começar o processo pra desbloquear =D, valew fera abraço ^^

      Excluir
  26. Como copiar os arquivos grandes maiores que 5 Gb com fat 32 no Ps3??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga nosso tutorial: http://ps3caveira.blogspot.com.br/2012/12/como-transferir-jogos-com-arquivos.html

      Excluir
  27. Deu treta =/, mesmo problema de um cara que vi no post do Downgrade, droga ='(

    ResponderExcluir
  28. eu baixei fifa 13 e ta dando erro durante a operação de iniciação (80010017)o que eu faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai no MultiMan, posiciona o cursor sobre o jogo e aperta Quadrado, então marque BD Mirror/Emulador BD. Então inicie o jogo com Select+X com um jogo original qualquer no drive.

      Excluir
    2. não deu certo,detalhe eu achei BD mirror marquei e outra opção foi marcada assim que marquei essa de BD mirror o erro continua o que fazer?

      Excluir
    3. Vini, vai no PS3 Backup Compatibility List e vê o que diz sobre FIFA 13. Lá é o tira-dúvidas rápido pra qualquer hora pra todos os jogos. Já te indiquei pra ir lá. E digita no Google, que a URL já te passei no comentário em outro post.

      Excluir
  29. baixei um jogo mais a tela ta toda preta como eu fasso nao achei o emulador bd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- Vá no Oftalmologista mais próximo.

      2- Faça um teste de visão.

      3- De acordo com o diagnóstico, providencie o óculos apropriado.

      4- Ligue o PS3, acesse o MultiMan, o jogo problemático, e aperte quadrado.

      5- Grude a cara na TV até o catarro do nariz escorrer na tela, e mais pro lado esquerdo, você vai ver a opção emulador BD.

      Excluir
    2. Melhor solução ever!

      Excluir
  30. como faço para marcar emulador bd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senta no controle. '-'

      Cada um que me aparece.

      Excluir
  31. nao to conseguindo jogar Saint Row : The Third.
    quando eu entro nele pelo xmb, inicia, instala aquelas paradinhas do jogo, depois retorna pro xmb.
    nao da nenhum aviso nem nada, esse erro é semelhante a de um "Anônimo", porém no meu os arquivos ta tudo certo, nao roda nem pelo hd externo nem no interno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson, tenta o Saints Row The Third: The Full Package. Tenho esse, roda pelo HD externo com BD mirror marcado. ^^

      Excluir
  32. Sabe me dizer onde posso conseguir o Saints Row The Third: The Full Package ? ja procurei em vários sites, sempre estão offs os links de download. tô afinzão desse jogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Robson!

      Segue o torrent por onde eu baixei o game:
      http://thepiratebay.sx/torrent/7851693/Saints_Row_The_Third_The_Full_Package_EUR-PS3-SPLiT

      Excluir
    2. pô cara obrigadão, só hoje eu vi que você respondeu, ja vou deixar baixando. Excelente Blog esse teu !

      Excluir
  33. Olá, desde já, agradeço toda a ajuda que esta aqui pois está fantasticamente tudo muito bem explicado. Peço desculpas pois só desde ontem tenho o meu ps3 desbloqueado e gostaria de tirar uma duvida. Eu fiz o download do jogo Ratchet & Clank Q-Force e na pasta vinha o jogo e vinha junto uma past que diz Patch. Como faço o patch ao jogo e já agora para que serve o Patch? Desculpem a minha ignoracia e admito que pouco entendo disto por isso peço ajuda. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Então, na sua pasta Patch veio um arquivo .pkg? Basta colocar o game no HD normalmente, e então ir no menu Install Package Files do PS3 e instalar o Patch. Qual desbloqueio é o seu, Anônimo? Porque acho que esse patch é só pra quem tem 3.55, eu tenho o CFW 4.40 e o jogo funcionou de boa sem precisar instalar o Patch.

      Excluir
  34. Muito obrigado pela ajuda Willi, o meu desbloqueio tambem
    é o 4.40 e o jogo funcionou perfeitamente bem, mas como ainda nao percebo muito disto, não sabia para que servia o Patch. De qualquer forma o meu muito obrigado pela eficiencia e pela resposta tão rapida. Grande abra~ço aki de Portugal.

    ResponderExcluir
  35. rogero4.40 pega todos os jogos antigos ou apenas lançamentos

    ResponderExcluir
  36. Oi Willi...se me puderes ajudar eu agradeço. Todos os jogos k baixei ate agora, todos eles vieram bem e extrai e todos eles têm o id do jogo na pasta e todos funcionam bem na play. Porem agora baixei o GTA IV e ao extrair verifiquei k a pasta nao tem o id como todos os outros e la dentro tem as pastas corretas mas a pasta tem o nome assim: Grand.Theft.Auto.4.ps3 e dentro desta pasta tem a pasta PS3_GAME e mais o arquivo PS3_DISC:SFB não ha ipotese de eu saber o id do jogo para renomear a pasta para assim o multiman reconhecer o jogo? Se me pudres ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você não sabe a ID do jogo/Baixa ele e vem sem ID, é só ir no PS3 Backup Compatibility List (http://www.pshomebrew.net/wiki/PS3_Backup_Compatibility_List) e conferir lá. Mas como sou gentil, facilitarei seu trabalho xD

      BLUS30127
      BLES00229
      BLES00229

      Um deles ;D

      Excluir
  37. Muito obrigado Willi...abraço aki de Portugal.

    ResponderExcluir
  38. WILLI WEISS MEU AMIGO, COMO FAÇO PARA SABER QUAL É MEU MULTIMAM? MEU PS3 É ROGERO 4.40!!! E O MULTIMAN COMO FAÇO PARA SABER QUE VERSAO É??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, me pegou, não sei aonde olha a versão do MultiMan kkkkk

      Mas atualize ele, é sempre bom! ;D

      Excluir
    2. vc aperta triangulo nas opçoes do Multiman e vai em changelog, lá aparece

      Excluir
  39. Blog muito bom!! Willi, vc sabe se tem algum JOGO dando problema com o ROGERO 4.40?? ou ta todos os jogos lançados até hoje 12/06 rodando de boa. vlw amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está rodando tudo em nosso Português Brasileiro sem problemas!

      Excluir
  40. Willi, se me puderes ajudar fico grato. Todos os games que baixei até hoje, todos eles funcionaram perfeitamente. Hoje baixei um que é o Mass Effect 3 e descomprimi, entretanto depois ao passar para o meu HD Externo aparece esta informação:
    " O ficheiro'MAN.PSARC' é demasiado grande para o sistema de ficheiros de destino. Mesmo assim egnorei esse erro que deu quando ia passar o game para o HD e depois quando coloco no Multiman ele reconhece o game e aparece na minha lista de games do HD mas não deixa jogar. Tem como solucionar este erro ou terei que eliminar o game e tentar baixar outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta ver este artigo, Anônimo!

      http://ps3caveira.blogspot.com.br/2012/12/como-transferir-jogos-com-arquivos.html

      Excluir
  41. Amigo, meu PS3 ta 4.41, eu instalei a CFW DigitalEvo 1.3, esse tutorial funciona nele também? o multiman instalado é o 4.40

    ResponderExcluir
  42. cara é otimo seu site, por muito tempo pesquisei em outros site para tentar fazer um jogo rodar e nao conseguia kkkkk
    se tiver alguma forma de eu ti ajudar pode dizer pois fiquei muito grato pela ajuda
    muito obrigado t+
    meu nome é Thiago e meu email é tr.prado@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Willi Weiss,obrigado por tirar as dúvidas da galera.Estou com problemas.Comprei um hd externo e os jogos que vieram nele,funcionam no rogero 4.40,agora os que pego na net,coloco na pasta gamez,porém não consigo fazer o multiman reconhecer.Esse atualizar que vc diz seria o botão refresh.Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria sim, e observe se as pastas dos games estão nomeadas corretamente.

      Excluir
  44. cara eu coloco um jogo pra funcionar e aparece uma mensagem que precisa de espaço no hd interno eu axo, como resolvo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O HD com certeza está muito cheio. Apague alguns arquivos para liberar espaço. ^^

      Excluir
  45. Fle Weiss, tudo certo ?
    Mano, baixei o Sherlock Holmes : The Testament. E passei pro hd externo, seleciono ele pelo Multiman, ai entro pelo xmb, até então tudo certo, mas quando eu inicio ele logo aparece um aviso "ocorreu um erro durante a operação de iniciação (80010017)" ai depois so da pra voltar pro xmb.
    sabe me dizer como resolver isso mano ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcou a opção emulador BD? Pode ser isso.

      Se nem mesmo isso resolver, talvez a instalação de algum patch solucione o problema.

      Excluir
  46. Ola Willi Weiss ótimo siteparabens mas então, comprei um ps3 desbloqueado e ele veio com o venix manager mas eu queria o multiman eu tenho que apagar o venix primeiro pra depois instalar o multiman ou preciso fazer o processo de desbloqueio do ps3 tudo de novo pra trocar o venix manager pelo multiman ou posso instalar o multiman por cima mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo leigo, o MultiMan não tem nada a ver com o desbloqueio, o desbloqueio é uma VERSÃO DE SISTEMA e o MultiMan é só um programa instalado. E o venix manager também é só um programa. É só instalar o MultiMan, não há mistério, não precisa apagar o outro nem nada.

      Excluir
  47. boa noite willi,gostei muito do tutorial so queria q me tirase uma duvida quanto a pasta update q tem em todos jogos,si eu dexar ela tem algum problema?si ele for atualiza ele vai pergunta primero ou ele ja atualiza?pq eu sempre dexei e ja faz um tempo...
    obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade ela vai perguntar primeiro, mas eu recomendo que os leitores a apaguem porque tem gente que nem lê as coisas e já vai clicando em "Sim", aí o console bloqueio daí vem chorar aqui pra mim. Se é um jogo antigo no problem, pois ao ver que é uma firmware menor do que a do console, o sistema nem pede pra atualizar. Se é um moderno já pode pedir. O ideal é tirá-la, pois ela não faz falta pro game funcionar e previne uma atualização indesejada por engano. Fora que, essa pasta pesa uns 170 MB, se for excluí-la de todos os jogos que temos, ganhamos um espacinho legal no HD.

      Excluir
  48. Cara o que eu presiso para rodar o the last of us , e como baixo o pacote de linguagem portugues, posso me conectar somente para baixar a traduçao. Curto muito sei blog me ajudou muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baixar jogo de uma região e "importar" a tradução da outra é só dor de cabeça! Tenta baixar o The Last of Us da região certa.

      Excluir
  49. Willi boa noite, me tira uma dúvida, comprei um play3 ultra slim BLOQUEADO, veio com firmware 4.40, queria desbloquear, Tem como? posso instalar essa firmware CFW 4.40 Rogero V1.03, ele vai desbloquear eu eu vou poder rodar jogos baixados na net e rodar direto de um Hd externo??
    Sou leigo no assunto ...rs
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Silvio desculpa ser mal educado com você, mas porra, eu já falei pra pararem de perguntar isso, está escrito em mais da metade dos posts do blog que SUPER SLIM NÃO PODE SER DESBLOQUEADO e que QUEM TEM FIRMWARE MAIOR QUE 3.55 NÃO PODE DESBLOQUEAR, a não ser que um técnico realize um downgrade que retroaja o PS3 pro 3.55! Que parte vocês ainda não entenderam, gente?

      Excluir
    2. kra o super slim da p desbloquear sim , o desbloqueio dele e com o 3key procura ai no google p se informar melhor

      Excluir
    3. O 3Key é um usuário da PSN que baixa os jogos da PSN e dá um jeito de pirateá-los para que sejam jogados em todos os consoles. Desbloqueio pra PS3 só por CFW.

      Excluir
  50. Meu ps3 e desbloqueado, Se eu atualizar meu ps3 para 4.45 ou 4.46, eu ainda jogo os meus jogos do HD interno e externo normalmente como antes ? E apaga alguma coisa do ps3 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você atualizar, perderá o desbloqueio e todos os benefícios dele. Seu console será bloqueado, no caso. Apagar não apagará nada.

      Excluir
  51. Willi, eai beleza cara? então eu ultimamente baixei o Red Dead Redemption, fiz tudo certinho, tive até que desmontar o arquivo para ele ficar menor, assim que passei pelo multiman fico tudo certinho, copiei para a hd interna e rodei, primeira vez ele deu tela preta, fui la e ativei o emulator BD. mesmo ativada a opção ele da a tela preta e volta para o xmb, oque tenho que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emulador BD é uma função que precisa de um BD original no drive para funcionar. Bote um jogo original no drive de seu Play que vai dar certo.

      Excluir
  52. Cara, seu tutorial é muito bom, mas eu fiquei com uma dúvida em um jogo que eu baixei, o Sacred 2: Fallen Angel. A dúvida foi se na nomeação da pasta eu teria que colocar também o subtítulo do jogo, ou só o principal. Desde já agradeço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, só precisa ter o código ID do jogo, a nomeação você faz como quer.

      Excluir
  53. oq eu faço depois olha eu baixei o jogo resident evil revlations para ps3 ai dentro dessa pasta geral tem um monte de arquivo wirar com nome ant-rerev ja criei uma pasta gamez mas onde eu boto esses arquivos ant-rerev

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clique para extrair a primeira parte e então todas serão extraídas. Seu game está compactado ali dentro, basta descompactar.

      Excluir
    2. olha eu baixei o resident evil revelatios no torrent ai veio a pasta geral com aqueles arquivos todos de ant-rerev ai extrai a primeira parte e essa 1 parte ja estva com o o id e o nome certinho depois passei para a pasta gemez no hd mas quando boto no play pra rodar aparece verificanddo data e nao sai mais disso oq eu faço ????

      Excluir
    3. Deixa verificar, tá verificando os arquivos do jogo, espere. Depois disso vai abrir o game.

      Excluir
  54. DESCULPE A FALTA DE CONHECIMENTO,MAS BAIXEI MEU PRIMEIRO JOGO E VEIO EM FORMATO ISO,EU CONSIGO PASSAR PARA O HD OU TENHO QUE BAIXAR OUTRO?
    DESDE JA OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, que azar!

      Bom, tem o programa DAEMON TOOLS, o emulador de ISOs? Abra a ISO nesse programa, e então copie os arquivos que aparecerem para o HD externo.

      Excluir
    2. Muito obrigado willi.valeu mesmo.
      tudo certo.
      Vou perguntar agora mais uma do segundo que baixei veio uma pasta fix da pasta geral. eu instalo todas as pastas no HD. o jogo é batman arkham city GOTY.

      BOM DESDE JA MUITO OBRIGADO E O DESTRAVAMENTO FICOU "XOU BOLA",ALEM DOS JOGOS QUE EU JA TINHA E NÃO FUNCIONAVA AGORA O PRIMEIRO BAIXADO JA ESTA RODADANDO.

      ATÉ VALEU

      Excluir
    3. De nada.

      Não entendi sua pergunta, mas veja lá por você mesmo qual é que deve ser instalado, se precisa trocar arquivos ou não, de acordo com o CFW que você tem. Vocês têm que ter alguma noção do porquê de cada coisa que vocês fazem no Play de vocês, no que isso influencia naquilo, pra aprenderem sobre as coisas.

      Excluir
  55. Boa noite Willi, por gentileza, como faço para copiar um jogo para o HD INTERNO através de um pen drive? Baixei um jogo por torrent, mas não estou seguro de como fazer isso.
    Devo organizar as pastas da mesma forma como você descreve acima? Deletar o PS3_UPDATE?
    Poderia me ajudar?
    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Bom, organize o jogo corretamente em seu Pen Drive, para que o MultiMan possa reconhecê-lo. Insira o Pen Drive no Play. Abra o MultiMan e lá estará seu jogo. Aperte Triângulo e vá em copiar, depois selecione o destino (ps3_hdd0) e mande bala. O jogo será copiado organizadamente para o seu HD interno, ou seja, sem bagunçar ou trocar nada.

      Excluir
  56. Tenho uma dúvida um amigo meu me emprestou o HD EXTERNO dele pra eu passar uns jogos para o o meu interno, só que quando eu vo jogar GTA IV Liberty City Stories a tela de carregamento escurece e começa a toca uma música lenta e não aparece nada e se eu rodo pelo o hd externo dele funciona, tem como resolve ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você for conferir no PS3 Backup Compatibility List (ver seção Links Úteis), poderá observar que nem todos os games funcionam no HD externo e também no interno. Alguns só funcionam em um, outros só em outro, e outros nos dois. Minha sugestão é pesquisar no Google sobre o erro desse game, talvez ele só rode por HD externo, ou então exista algum patch que o permita rodar no interno.

      Excluir
  57. Amigo tenho uma dúvida, se eu colocar um jogo de ps 2 em um pen drive com formado em .ISO o ps3 lê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cara, não, só no padrão normal de arquivos e pastas.

      Excluir
  58. Sou novo aqui, mas acabei de baixar um torrent do pirate para testar que vei em uma pasta nomeada(Remember.Me.PS3-DUPLEX, contento arquivos (.r00 até .r67 mais um arquivo .rar e 1 arquivo .sfv)totlaizando 6.38gb.......Basta copiar essa basta em meu HD?....Uso Rogero 4.41..grato..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês que aparecem com essa dúvida compraram computador hoje por acaso? Gente, arquivos .zip e .rar devem sempre ser extraídos, meu Deus não saber uma coisa dessas, isso não é coisa de PS3, é coisa que se faz no PC mesmo, sempre se extrai as coisas, vocês tem que saber isso gente!

      Excluir
  59. Fiz o procedimento passo a passo, e na hora de rodar o game no PS3 (quando seguro select+X), aparece uma tela preta escrito "Verifying data, please wait...", e fica nessa tela infinitamente, mais de 30 min, e o jogo não abre nem nada. Tenho duas partições no meu HD externo, uma em FAT32 e outra em NTFS. Os jogos estão na partição FAT32. Como resolvo? Pode me ajudar? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por padrão, dá essa verificação e em seguida abre o game. Se não tá abrindo é porque os arquivos do game estão danificados e o MultiMan está encontrando alguma falha que não lhe permite completar a verificação e executar o game. Baixe outra versão do jogo, ou de outro site.

      Excluir
  60. Olá amigo, um amigo meu disse que tinha atualizado o desbloqueio do ps3 dele pra 4.46 e tava jogando na rede, gostaria de saber quais os riscos que eu corro em jogar na rede com o ps3 destravado, e quais as consequencias disso. agradeço desde já, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente vocês TEEEEEEEEEEEEEEEM que entender que desbloqueio NÃO SE DEVE JOGAR ONLINE! Poder até pode (não sei como) mas não se deve!

      1 - Pode atualizar e perder o desbloqueio!
      2 - Se bobear ainda identificam e o teu é desbloqueado, atualizam e ainda banem na PSN, fazendo você ter um PS3 BLOQUEADO E QUE NÃO PODE SER USADO ONLINE.
      3 - E não é pra sempre, é por tempo indeterminado, porque quando sai firmware novo eles já cortam as asinhas dos usuários de CFW que jogam online.

      Excluir
  61. brother meu desbloqueio é o rogero 4.41 mas quando vou rodar alguns jogos que baixei da que o jogo requer do firmware 4.31 e que meu game só tem a versao 4.30 e fica isso a baixo:note:tre operation will fix 80010009 errors for 4.2o-4.31 fw games/updates if files are encripted with 4.20/0x1c or lower key revision. o que eu faço ? obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tranquilo, o MultiMan vai abaixar a firmware do jogo para que ela se adeque ao seu CFW sem que seja necessário colocar um firmware mais alto. Pode dar ok!

      Excluir
    2. valeu brother os jogos rodaram perfeitamente ,te devo uma

      Excluir
  62. Cara, decidi comprar um play só por causa do seu site.. muito claro.. bem explicado, fatástico!
    Agora tenho um problema simples, baixei uma caralhada(40) de jogos e só uns 5 vieram com o BLES0XXXX.
    Como que vou fazer para saber o codigo de cada jogo que baixei?
    Existe uma tabela em algum lugar, dentro das pastas do jogo há algum lugar que tenha em algum arquivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, te fiz comprar um Play com a iniciativa do site? Ma ganhei o dia hoje kkkkk

      Então, existe sim uma tabela! O site é PS3 Backup Compatibility List, tá nos Links Úteis do blog. Vai lá e procure pelos nomes dos jogos que você baixou, ao lado vai ter o código deles. Vão ter vários jogos, bote o primeiro sempre. Se for outro, quando você for testar no PS3 o jogo não será reconhecido, aí bastará apenas renomear a pasta geral do jogo! ^^

      Excluir
  63. oi cara vcs sao demais gostei muito do blog e ja sou cliente e vou falar para os meus amigos

    ResponderExcluir
  64. Bom dia Willi, Cara!!! tenho um problema no meu PS3 a meses e ninguém consegue me ajudar, bom, ele é desbloqueado 3.55, porem só consigo rodar jogos pelo Multiman até 04.18.03. Após qualquer atualização 04.20.00, 04.30.00, 04.40.00 não funcionam corretamente, tenho mais de 90 jogos entre HD interno e externo e ocorre o mesmo erro. Entro no Multiman normalmente, escolho o game, carrego, porém quando vai para XMB ele não esta lá e, sim o game original que fica alí para dar boot nos mesmos (neste caso God of war III), ja tentei de tudo, UPDATE, versões BASE, FULL, marcar opção BD MIRROR, Marcar ATIVAR nas configurações do Multiman para BD EMULATOR, X + SELECT, reza, promessa...hehehe (brincadeira), e nada!? Assim não consigo carregar capas de jogos e, tb quando tento buscar atualização do Multiman sempre aparece msg de erro no servidor tente mais tarde, não sei mais o que fazer. Tem como me ajudar?! Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O segredo é que já tá na hora de atualizar esse desbloqueio aí né amigão, CFW 3.55 é coisa do passado. Pode meter o MultiMan mais recente que os jogos não vão funcionar. Bota uma 4.40 Rogero decente e aí os novos MultiMans (e os seus jogos) vão tudo pegar corretamente.

      Excluir
  65. Eae Willi, antes de tudo queria dizer que o seu site é o melhor site sobre PS3 desbloqueado que já vi, fazia tempo q eu tava procurando um site assim, então cara, queria fazer algumas perguntas, talvez fique grande post, então já peço desculpas.
    Tenho um Ps3 de 160 GB, com um Hd de 1tera, o multiman e a firmware estão todos atualizados(com rogero4.40),faz um tempo q eu comprei alguns jogos, o cara passou tudo pro hd externo normal, o problema está no Uncharted 3, tem horas que ele está normal no hd externo, outras ele fica em preto e branco (quando os jogos não pegam no externo), porém mesmo estando assim ele pega, roda normal, o problema é quando estou no jogo e tenho q apertar SELECT, pra abrir o caderno de anotações do personagem, aí o jogo trava e tenho que desligar o PS3, já tentei colocar em emulador bd, e o jogo nem abre, não dá pra passar pro interno pq ele é grande, mesmo sem nenhum jogo no hd interno.
    será q é do jogo ou do meu sistema, pelo q sei está tudo atualizado, e as vezes dá isso tambem no GoW Ascencion.
    bem espero respostas, obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo! Fiquei feliz em receber sua pergunta, ela é realmente muito interessante, até vou pausar minha música no Media Player aqui.

      É o seguinte:

      - Quando Uncharted 3 foi lançado, foi um pepino só para conseguir rodar ele no PS3 desbloqueado. Foram lançados vários fix para o jogo, cada um dava um problema, até eles finalmente lançarem o fix final que rodava o jogo com perfeição (na época as pessoas usavam o CFW 3.55). Um desses fix problemáticos, dava o problema que você não podia abrir o Diário do Drake (botão select) que o jogo travava. Aí, quando o fix final saiu, até dizia "Jogo funcionando perfeitamente, não dá o bug do diário do Drake!"

      - Você já tem o desbloqueio novo, 4.40, porém, ainda está com aquele velho fix no seu Uncharted 3. O fix, é um arquivo Eboot modificado para fazer o jogo funcionar no velho 3.55. Porém, você já tem o 4.40 atual, ou seja, o jogo já não precisa mais de fix algum, ele roda perfeitamente com os arquivos originais do game! Então, nem precisa passar para o HD interno não, apenas procure pelo EBOOT ORIGINAL do Uncharted 3, e substitua pelo seu fixado, e seu jogo correrá perfeitamente!

      (já do God of War Ascension não sei o que é, tenta o Google XDDDD)

      Abraço!

      Excluir
  66. kkkk esse aviso foi fd meu com vc ñ tem frescura continue assim kra abç

    ResponderExcluir
  67. Meu PS3 apresenta um desbloqueio antigo , vamos dizer assim , comprei ele em 2011 e nao atualizei o desbloqueiamento , mas ainda sim , posso baixar jogos recentes e funcionar tranquilo ou vai travar o console ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ter que ficar baixando fix e se estressando. Atualiza o desbloqueio e pronto.

      Excluir
  68. Olá amigo, acabei de ler seu blog e você esta de parabéns, tem muita coisa útil aqui, mas estou com um problema sério que quebra as minhas pernas, tenho um PS3 Slim com CFW ROGERO 4.41 (antes era 3.55), e o MULTIMAN 4.30, então de uns tempo pra cá, o leitor do disco começou a falhar, o bicho fazia um barulho estranho na hora de carregar o bluray, como se estivesse ejetando, então o disco fica dentro e permanece parado, e não pega mais de jeito nenhum, nas ultimas tentativas, ele ainda conseguiu ler na base da pancada, quando eu dava pequenas batidas perto do leitor, mas como disse foram as ultimas tentativas, de lá pra cá venho jogando a maioria dos jogos sem o bluray dentro, mas jogos como GOD OF WAR 3, não rodam de jeito nenhum, e o pior depois de 5 meses baixando o GOD OF WAR ASCENSION FULL - 43,6 GIGAS, não vou poder jogar pois o ps3 não ler mais discos, nem com o emulador bd, já coloquei outro disco e não pegou, e nenhum dos discos inseridos estão arranhados, então constatei que a unidade ótica do ps3 ja era, e ja liguei pra uma loja de concerto e disseram que tudo da 350,00 reais, achei um pouco caro, enfim queria sua opinião, sei la, porque aconteceu isso, se foi consequência de queda de energia ou é do modelo mesmo, qualquer opinião sua é valida, aguardo resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hallan! Não sei dizer ao certo pois não conheço muito a arquitetura interna do PS3, seus componentes e suas respectivas durabilidades. Acredito que tenha acontecido por acaso, muito tempo de uso, sei lá, infelizmente não sei dizer. Quedas de luz geralmente queimam o HD, não afetariam o funcionamento do leitor. Recomendo que você leve sim seu aparelho ao técnico e pague por este conserto, pois PS3 com unidade ótica não funcional é muito chato. Ainda bem que você arranjou um técnico, pior são aquelas pessoas que nem técnico têm para arrumarem seus Plays. Recomendo você levar para o conserto sim.

      Excluir
  69. Willi,
    Tem algum outro site que vc recomende pra baixar via torrent? Quero baixa r jogos mais antigos, tipo GTA IV, twisted Metal, mas sempre encontro links offs.
    Tem alguma pasta via torrent que vc recomende?
    Achei esse site aqui ( http://jogostorrents.blogspot.com.br/2009/09/grand-theft-auto-iv_2215.html )mas achei muito confusa a instalaçao por ele.
    O que me diz?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seção Links Úteis do blog. Lá tem os melhores links. Se não encontra lá não encontra em mais site nenhum.

      E realmente, tem jogos que é muito difícil baixar, não só antigos (Dead Space 1 não consegui baixar até hoje) como novos também (ICO & Shadow of the Colossus Collection baixei a 20 KB/s, tenso).

      Excluir
  70. Willi, eu baixei um jogo (Summer Stars), coloquei pra rodar...ele completa 100% daquela checagem de trofeus, mas trava nos 100% e fica nessa tela.
    Dai nao consigo fazer nada. Nem o botao PS do controle funciona. Tenho que desligar o console. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho ideia amigo. Quando um jogo tem algum problema, às vezes eu sei como ajudar os leitores pois dá a coincidência de eu já ter passado pelo mesmo problema, mas eu não sei as causas de todos os problemas. Sempre que houver um problema, cheque o PS3 Backup Compatibility List (seção Links Úteis do blog) e se nem lá você encontrar a resposta, Google.

      Excluir
  71. Ola, acabei de passar Uncharted 3 pro meu HD interno, de um externo, no ps3 do meu amigo funciona perfeitamente só que no meu tem um excesso de bugs que comprometem o jogo, será que é por ser um jogo muito pesado que não roda direito num HD interno de 160 Gb ? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me dê mais detalhes... vocês têm o mesmo desbloqueio? O jogo está com os arquivos originais ou foi fixado?

      Excluir
  72. tenho uma duvida, pelo que li no tutorial ele ta ensinando a por jogos em um hd externo e joga no ps3, mas eu quero passar os jogos pro hd interno do ps3, sem precisa coloca pendrive ou hd externo toda vez que eu quiser jogar... da pra criar um tutorial ou ate mesmo me explicar aq??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Pois bem, se você quer ter um PS3 desbloqueado, um dispositivo USB (Pen Drive ou HD externo) você vai TER que ter. Porque você vai baixar os jogos no PC, e precisará de um aparato assim para tranferí-los para o Play. Dai lá, você vai no MultiMan, posiciona o cursor sobre seu game que está no dispositivo USB externo, aperta triângulo, vai em copiar e então copia para o HD interno, podendo então tirar seu dispositivo USB do Play, excluir o jogo dali e então jogar pelo interno quando quiser. MAS, é muito bom lembrar você de duas coisas:

      - Há jogos que funcionam tanto no HD interno quanto no externo, há games que funcionam só no interno, como também existem títulos que só pegam do externo!
      - Se encher demais o HD do seu Play com coisas, ele vai ficar lento. Lento para carregar menus, para executar ações e comandos, e inclusive poderá começar a dar slowdowns nos jogos. Por isso eu sempre recomendo que todos utilizem, se possível, dispositivos USB externos para guardarem seus games.

      Espero ter ajudado, um bom final de semana para você!

      Excluir
  73. Olá, Estou tendo o seguinte problema. Eu tinha instalado a CFW 3.55. Esta semana baixei o Rogero 4.46 e o Multiman 4.46 e instalei os dois. Primeiro o Rogero, depois o multiman. Com o Rogerto deu tudo certo, quando inicia o ps3 ele entra no xmb e lá está rogero. Porem o multiman não entra, dá uma tela preta e volta pro XMB. Estou com um pendrive funcionando como hd externo formatado em FAT32, e o jogo crysis 3 dentro dele, Pasta raiz do pendrive GAMES e ID do jogo como pasta dentro desta primeira. o que estou fazendo de errado. Porque não entra no multiman para eu selecionar o jogo como fazia antes no 3.55?? Mudou alguma coisa nestas versões novas do multiman?? E aqueles arquivos lv2, utilizo aquilo ainda ou pode apagar?? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo (tá tipo Ask isso aqui, "oi anônimo" kkk) Então, não sei o que pode estar acarretando esse erro do MultiMan, mas a versão 04.40.00 do MultiMan funciona perfeitamente. Você instalou a certa? Se você não tinha MultiMan tem que instalar a versão FULL, se já tinha um mais velho tem que instalar a BASE (veja mais no nosso tutorial do MultiMan, lá no Índice de Todos os Tópicos).

      Os trocentos arquivos que vem junto com o MultiMan você pode apagar. ^^

      Excluir
  74. Willi baixei assassin's creed revelations, porém da tela preta seria uma caso de botar emulador bd?
    e se não der certo oq eu posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Galera eu sei que vocês confiam em mim para tirar suas dúvidas e tal, mas tem coisa que não dá pra suportar, porra Geladao, vai lá e tenta cara, tu nem tentou e vem pedir pra mim, tenta, testa, eu sei tudo que sei fuçando, não pedindo pros outros sobre cada peido que eu tenho que fazer.

      Mas vou responder sua pergunta ainda sim. Marca o emulador BD lá sim. E cria uma pasta ASSASSIN_ISO dentro da USRDIR, pode deixar vazia, mas os games da série todos precisam desta para funfarem. Abraço.

      Excluir
  75. Olá Willi Weiss, parabéns pelo blog, e pela enorme boa vontade! Sou novo no assunto. Tenho um ps3 desbloqueado mas nunca baixei jogos, sempre paguei para desbloquear, para atualizar e para colocarem os jogos. Ontem, pela primeira vez, baixei um, seguindo o seu tutorial: The Last of Us [PS3-Inferno]; foi via torrent, só que os arquivos não vieram como descrito no tutorial (pastas PS3_DISC.SFB, PS3_GAME, etc). O que veio foi uma única pasta, com o nome exatamente igual ao citado, contendo 10 arquivos, todos nomeados assim: The Last of Us.Afd.NPEA00435.Rus.Install_1.pkg, na sequência de 1 a 10, todos com 4 gigas, exceto os dois últimos. Reparei também que as pastas dos OUTROS jogos que tenho no hd externo não estão numa pasta GAMEZ, e nem todos têm a nomeação iniciada por ID (BLES000XXX, como no tutorial), mas todos estão rodando! Detalhe: há umas duas semanas o meu multiman foi atualizado, quem fez a atualização disse que a versão é a 4.46. Por fim, pergunto: como faço pra rodar o The Last of Us que baixei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Benjamin. Que bom que você descobriu o blog, agora pode fazer tudo por sua conta e economizar grana! Vamos lá então, por partes:

      - Tem uns nego que dão um jeito de transformar qualquer jogo, mesmo um jogo de disco, em formato .pkg (o formato dos games da PSN). É possível outros games desse jeito, como Far Cry 3, Dragon's Dogma, e vários outros. Seria pra você instalar tudo no HD interno, mas o jogo é pesadão e vai deixar o HD muito cheio também, não vale a pena. Eu sempre recomendo baixar os games daquele jeito que eu falei no tutorial (PS3_DISC.SFB, PS3_GAME etc) pois assim dá pra deixar no HD externo e economizar espaço no internão.

      - Sobre a nomenclatura, essa é nova pra mim! Talvez os MultiMans novos não necessitem da nomenclatura correta das pastas dos games então, eu me orientei pelo MultiMan antigo que tinha que ser assim senão não detectava o game.

      - Caso queira mesmo rodar esse TLoU que você baixou, só instalar os arquivos na sequência certa e depois mandar bala!

      Excluir
    2. Muito obrigado pela presteza, Willi! Acabei seguindo seu conselho e não coloquei o TLoU em .pkg pra rodar, pois, depois de muita pesquisa, acabei conseguindo colocar o áudio e legendas em pt-br num TLoU que eu já tinha em formato tradicional. Obs: os jogos do meu hd externo estão numa pasta chamada Games (com s mesmo). Alterei para z e continua rodando. Valeu!

      Excluir
    3. Bom saber Benjamin. Qualquer coisa é só chamar! o/

      Excluir
  76. Meu PS3 está com o Rogero 4.40 e o Multiman 4.30, estava copiando os jogos de boa, mas agora quando coloco um jogo original e tento copiar tanto para o hd interno, quanto para um externo, aborta e pergunta se desejo deletar a parte do jogo já copiada. Sabe como me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, isso acontece às vezes, é um errinho bem besta, Às vezes tentar de novo resolve e faz a cópia correta. Mas se está dando sempre, não é porque seus HDs estão cheios?

      Excluir
  77. Eae Willi, cara seu blog é show, tenho uma pergunta, estou baixando The Elder Scrolls V:Skyrim Legendary Edition, queria saber, se tem como baixar legendas em PT-BR, pra saber melhor a história e tals, pois em pc dá, queria saber?
    e tambem tem algum site para baixar as atualizações dos jogos sem q trave o ps3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa questão das traduções nos games de PS3 é bem interessante Anônimo, sua pergunta abriu um espaço para mim poder explicar. Pois então, no PC tem aqueles grupos que fazem as traduções dos jogos né? No PS3 infelizmente não, mas seria muito bom, alguns games mais antigos bem que mereciam uma legenda em PT-BR.

      Mas ainda sim dá pra pôr traduções nos jogos! Aí você se pergunta, "mas como?" Bem, geralmente os jogos com idioma português oferecem essa funcionalidade apenas na região americana, ou seja, se você pegar o jogo na região europeia provavelmente ele não vai trazer a linguagem PT-BR. Às vezes baixamos um jogo que tem a legenda ou até dublagem em português do Brasil, mas baixamos a versão EUR, a qual não tem isso. Daí, a gente pode baixar só os arquivos de áudio e legenda da versão americana e substituir pelos respectivos arquivos da versão europeia, e o idioma funcionará normalmente! Fiz isso com Tomb Raider: baixei um que só veio com os idiomas inglês e russo, e baixei o idioma português da versão americana, acrescentei lá e o jogo funcionou perfeitamente com legendas em português!

      Aí, no seu caso, tem que ver se o Skyrim tem em português em alguma região. Se não tiver em nenhuma, daí não adianta. Mas se tiver por exemplo na americana e você baixar a europeia, é só fazer como eu disse, baixar os arquivos da outra e colocar nesta. Só não me pergunte quais arquivos são, porque muda de um jogo pra outro, tem que ir meio na intuição, pelo nome do arquivo e tal.

      Sobre as atualizações, os games de PS3 não recebem tantos updates quanto os de PC. Apenas DLCs, que você pode baixar facilmente nos sites indicados na seção Links Úteis do blog ou então procurando no Google.

      Excluir
  78. Agora eu tenho uma duvida de como vou passar o jogo para o PS3, pois eu ja baixei o jogo, renomeei a pasta Principal com a ID do JOGO, retirei a PS3_UPDATE, e agora como vou largar td isso no HD interno do PS3? é possivel passar para o HD interno
    ? ou apenas Externo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível passar para o HD interno do PS3 sim. Mas você tem que passar do PC para um dispositivo USB (Pen Drive ou HD externo, use Pen Drive se não tem um HD) plugar o dispositivo no Play e dali copiar para o interno, com uma função própria para isso (botão triângulo > copiar).

      Excluir
  79. Parabéns pela boa vontade Willi ...
    Minha net é de 1MB, quanto tempo levo para baixar um jogo de play3 de 10GB?
    Tem algum programa que ajude a baixar + rápido?
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Demora meio bastantinho, mas não perca a vontade, gamer que é gamer baixa esperando o tempo que for, jogar depois vale a pena! E esses programas de aceleração de download são tudo tranquera e enganação, não tem como um programa baixar mais rápido do que o plano que você contratou na sua operadora...

      Excluir